Viana com mais de um milhão de euros na proteção florestal

O Município de Viana do Castelo investe anualmente 1,3 milhões de euros na prevenção de fogos florestais. José Maria Costa deu conta ainda que os serviços florestais estão a proceder às limpezas de áreas privadas, porque os responsáveis não cumpriram com a obrigatoriedade.

“Nos terrenos privados onde não foram feitas as limpezas somos nós que as fazemos e também assumimos as beneficiações das redes viárias”, referia o autarca vianense. Segundo a lei, a autarquia imputará os valores das limpezas de terrenos privados aos proprietários.

Durante a reunião de câmara, o vereador da CDU, Manuel Moreira, questionava o autarca vianense sobre o trabalho a efetuar na prevenção de incêndios florestais. “Há um conjunto de intervenções que estão a ser feitas pelos nossos serviços e por empreitadas que são limpezas e desmatações em aglomerados urbanos, mesmo em substituição dos privados, que chegam a ser de 600 mil euros”, referia.

José Maria Costa salientou ainda que o Município “já fez novo pedido ao Ministério da Defesa para a celebração de um protocolo para ser disponibilizada uma equipa do Exército que garanta a vigilância das florestas”.

O autarca vianense falou ainda que no ano passado, o investimento foi maior. Este ano “temos apoios aos grupos de sapadores florestais, parcerias e protocolos com associações florestais, onde financiamos parte desses custos. E ainda custos com as Equipas Permanentes de Intervenção (EPI), manutenção e melhorias dos acessos”.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.