Ao longo de duas semanas – entre amanhã, dia 17, e 01 de junho —, Viana do Castelo acolhe os Encontros Interculturais, que vão promover um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a integração de cidadãos estrangeiros que estão a viver no concelho.

Este programa visa promover a integração de imigrantes em Viana do Castelo e, por isso, as diferentes ações programadas serão desenvolvidas com a colaboração de imigrantes que residem no concelho.

Assim, amanhã, pelas 17h30, o auditório da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) acolhe a Apresentação de um recurso educativo: Migrações e Refugiados, dirigido a professores e educadores.

No dia 21, terça-feira, pelas 10h, a Praça da República recebe as comemorações do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, que inclui um ‘flashmob’, exposições e teatro.

A 22, pelas 10h30, a Escola Básica do Cabedelo recebe a Biblioteca Humana com a presença de um cidadão Nacional de País Terceiro.

Já a 23 deste mês, às 21h30, o auditório da Escola Superior de Educação (IPVC) recebe a Sessão do Ciclo de Cinema “(Re)Pensar a cidadania no mundo global”, num momento que será comentado por um cidadão Nacional de País Terceiro.

No dia 25, sábado, a partir das 9h00, a Praça da República recebe o Feirão Intercultural, com mostra gastronómica, artesanato e danças do mundo.

A 27, segunda-feira, às 18h00, a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo é o local que vai receber a Sessão de Esclarecimento: Coesão Social da Câmara Municipal de Viana do Castelo e representante da Segurança Social.

Estes Encontros Interculturais terminam a 01 de junho, sábado, no Mercado Municipal de Viana do Castelo, com a iniciativa Oficina Cozinhas do Mundo, que terá como país de destaque a Ucrânia.