Viana do Castelo acolhe, até 30 de maio, a II Prova de Apuramento Nacional ILCA Laser. As provas estão a decorrer desde ontem em duas classes: ILCA 4 e ILCA 6, com 65 participantes de Portugal, Espanha, Lituánia e Inglaterra.

Com três regatas por dia previstas, este é o segundo dia de provas, sendo que o Clube de Vela de Viana do Castelo foi um dos que ficou bem classificado no primeiro dia de regatas.

O Laser foi desenvolvido nos anos setenta pelos canadianos Bruce Kirby e Ian Bruce para ser uma embarcação fácil de transportar e fácil de pilotar por uma única pessoa. O protótipo original chamava-se Weekender. Mais tarde foi rebatizado como Laser e fez a sua primeira aparição oficial na mostra de barcos de Nova Iorque em 1971. O primeiro campeonato do mundo da classe realizou-se em 1974 nas Bermudas.

O Laser tornou-se classe olímpica nos Jogos de 1996 em Atlanta. O primeiro campeão olímpico foi o brasileiro Robert Scheidt. Nas primeiras três edições olímpicas. o Laser era uma classe aberta à participação masculina e feminina. Nos Jogos de 2008 em Pequim vão disputar-se dois eventos separados, para homens e mulheres.

Foto: Luís Fráguas