Circo, teatro e leitura de histórias foram as propostas escolhidas pela Câmara Municipal de Viana do Castelo para assinalar o Dia Mundial da Criança.

Pelas 18h, a Câmara Municipal vai transmitir um espetáculo de circo através do Facebook do Município (https://www.facebook.com/gabinete.deimprensa/), numa parceria com a Rádio GEICE FM.

Já o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana preparou uma programação especial para o Dia Mundial da Criança e para o regresso aos jardins-de-infância. Assim, a partir das 10h30, será transmitida uma Mensagem Teatro do Noroeste – CDV, no Facebook e Youtube. Logo de seguida, acontece a transmissão do espetáculo “O Autómato”, com encenação Graeme Pulleyn e interpretação de Chico Pires, Patrícia Ferreira e Pedro Roquette.

Às 14h, na página de Facebook do Teatro do Noroeste – CDV é transmitido “O Gato das Botas”, com encenação de Fernando Gomes e interpretação de Adriel Filipe, Elisabete Pinto, Helena Ávila, Samuel de Albuquerque e Tiago Fernandes.

Também a Biblioteca Municipal de Viana do Castelo se juntou às comemorações com a publicação, nas redes sociais, de histórias para os mais novos.

O Dia Mundial da Criança é celebrado em vários países, contudo a data de comemoração difere de país para país. Em Portugal é celebrado no dia 1 de junho contemplando atividades diversas, a pensar nos mais pequenos.

Este dia teve a sua génese no pós-guerra da Segunda Guerra Mundial, em 1945, num mundo flagelado em termos sociais e humanitários. Muitos países da Europa, do Médio Oriente, bem como a China, entraram em graves crises económicas. Como as famílias eram muito pobres, as crianças não frequentavam a escola e eram colocadas a trabalhar em condições árduas durante muitas horas diárias.

Em 1946, a Organização das Nações Unidas (ONU) começou por tomar diligências para defender as crianças. Foi assim que nasceu a United Nations Children’s Fund – (UNICEF) que tinha como objetivo promover a defesa dos direitos das crianças, ajudar a dar resposta às suas necessidades e contribuir para o seu desenvolvimento.