Hoje, dia 06 de junho, o distrito de Viana do Castelo está em aviso laranja devido à previsão de vento e chuva fortes.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) enviou um comunicado para a nossa redação a explicar que a depressão Miguel irá afetar o distrito durante a tarde de hoje. Entre as 12h e as 15h preve-se a “ocorrência de rajadas de vento forte até 80 km/hora e até 95 km/hora nas terras altas”.

Com esta situação poderão verificar-se os seguintes cenários: Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água; possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem; inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis; queda de árvores e acidentes na orla costeira.

A Autoridade Nacional de emergência e Proteção Civil recomenda, entre outros, a adopção de uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível a formação de lençóis de água nas vias e ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.