Viana do Castelo concretiza Diagnóstico Social do concelho

A Câmara Municipal já concluiu o Diagnóstico Social do Concelho de Viana do Castelo, considerado um instrumento de extrema relevância para o processo de planeamento de intervenção e desenvolvimento social no âmbito concelhio e revestindo-se como um primeiro instrumento de planeamento cuja atualização sistemática é essencial para uma atuação eficaz face à realidade do território. 

Este documento resulta de um processo de maturação e reflexão no seio da Rede Social que tem sido realizado nos últimos dois anos para a sua atualização e renovação. Desencadeou-se através de um conjunto de processos de recolha de informação e de contributos recolhidos junto dos diversos ‘stakeholders’ locais que foram mobilizados para este processo, cruzados e complementados por um leque alargado de indicadores que foi possível recolher junto dos parceiros do Conselho Local de Ação Social de Viana do Castelo – CLAS, bem como de outras fontes oficiais.

A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, na última reunião de executivo, informou que, “com a implementação deste processo de planeamento pretende-se que o Município de Viana do Castelo e as entidades parceiras que constituem a Rede Social de Viana do Castelo passem a ter um Diagnóstico Social que seja resultado da reflexão e participação dos parceiros locais e onde todos se revejam, seja um instrumento de suporte a candidaturas a programas e medidas, que demonstre com a devida clareza estratégica o percurso do desenvolvimento social do concelho e por fim, que seja um instrumento de trabalho que potencie o aproveitamento das oportunidades de financiamento e apoio para projetos e respostas na área social”.

Está ainda concluído o Plano de Desenvolvimento Social do concelho de Viana do Castelo, que foi elaborado no âmbito do Programa Rede Social e representa definição do quadro estratégico do concelho de Viana do Castelo para 2021-2025, no âmbito do desenvolvimento e intervenção social, permitindo orientar os processos de desenvolvimento social local, conferindo-lhes uma racionalidade estratégica. 

Este irá dotar o território e os seus agentes de um instrumento de planeamento útil que permita enquadrar e justificar novos projetos e candidaturas a fontes de financiamento externas. O Plano de Desenvolvimento Social, para além de ser a materialização de uma definição conjunta de objetivos prioritários para a promoção do desenvolvimento social local, é um instrumento de planeamento onde se encontram definidas as etapas e as estratégias a desenvolver em resposta às necessidades identificadas pelos agentes locais e onde se encontram previstos processos de mudança, com vista à melhoria das condições de vida da população.

Este documento resulta de sucessivas reuniões com todas as IPSS do Concelho, Juntas de Freguesia, Agrupamentos Escolares e entidades como: ULSAM, IEFP, ISS. Para além destas reuniões, o documento foi enviado para consulta, discussão e alteração de acordo com as sugestões dos parceiros, assim como aprovado em plenário no âmbito do Conselho Local de Ação Social. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.