Viana do Castelo e a Pandemia

Os vianenses têm assumido uma elevada responsabilidade cívica ao acatar as determinações do Estado de Emergência para se confinarem nos seus locais de residência e evitarem a exposição no espaço público. Tem havido uma grande adesão que se regista, às orientações da Direção Geral de Saúde e restantes autoridades de saúde, da autarquia e das diversas autoridades nacionais.

Confrontados com a atual pandemia do Covid19, desde que foi declarado o primeiro caso em Portugal que temos estado em contactos diversos com as autoridades de saúde, comissão distrital da proteção civil e comunidade intermunicipal para dar resposta à pandemia, com ações concertadas e orientadas para a manutenção da saúde pública.
Começamos por adiar ou suspender todos os eventos públicos, organizados ou não pela autarquia, tendo evoluído para todo o tipo de eventos e para os locais e equipamentos municipais. Encerramos piscinas, pavilhões, cafés concessionados, feiras e outros, e tentamos sensibilizar quem organizava eventos para os suspender ou adiar. Neste momento, estão suspensas ou adiadas todas as atividades previstas para Abril e Maio em Viana do Castelo e até as nossas praias e atividades desportivas no rio e mar estão proibidas.

Estamos, pois, a apelar à responsabilidade social dos vianenses para que Fiquem em Casa, disponibilizando todos os serviços municipais, garantindo os atendimentos não presenciais, via telefone e digitalmente, e mantendo os serviços essenciais ao funcionamento da cidade e concelho de Viana do Castelo.

Criamos também uma linha de apoio para pessoas com necessidades sociais onde pode ser solicitado o apoio para posterior encaminhamento para entidades e serviços da rede social. Em articulação com o Ministério da Educação foram disponibilizadas escolas referência em todos os agrupamentos escolares, fornecimento de refeições para os alunos de escalões sociais, para além do acolhimento de filhos de trabalhadores e serviços essenciais (profissionais de saúde e segurança pública). A autarquia forneceu só num dia, através das escolas referência, 167 refeições, das quais 73 foram para profissionais de saúde, trinta para foras de segurança e 64 para alunos e famílias carenciadas.

Nas ruas da cidade e das freguesias estão também a ser levadas a cabo ações de limpeza e desinfeção coordenadas pelos Serviços Municipalizados de Saneamento Básico de Viana do Castelo (SMSBVC) mediante a utilização de um produto específico para limpeza do Interface de Transportes, Mercado Municipal, edifício dos Sapadores/Proteção Civil e também aos autocarros elétricos que fazem circulação entre o Centro Histórico da Cidade e o Hospital da cidade, mas também desinfeção dos viadutos pedonais da cidade, praças e espaços centrais urbanos.

Viana do Castelo decidiu suspender os pagamentos nos parquímetros instalados na cidade e o pagamento do Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia. Paralelamente, a administração do Parque 1.º de Maio respondeu à solicitação do Município de Viana do Castelo e cedeu, gratuitamente, 37 lugares de estacionamento destinados aos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) que estão a reforçar o Centro de Saúde de Viana do Castelo.

A Câmara Municipal cedeu à ULSAM e às IPSS’s do concelho material de proteção individual, nomeadamente máscaras e fatos de proteção. Registamos também com apreço que foram cedidas por empresas de Viana do Castelo à ULSAM  e instituições 260 máscaras de proteção individual.

Neste momento, está a ser feito um levantamento das necessidades de equipamentos necessários às Instituições que acolhem idosos, estando também a Câmara Municipal a aguardar a chegada de uma encomenda feita de máscaras de proteção individual para a proteção civil, hospital e IPSS’s do concelho.

A sensibilização continua a ser a base do trabalho de prevenção, pedindo a todos os cidadãos chegados ao concelho provenientes do estrangeiro ou de outras regiões do país, independentemente da nacionalidade ou área de origem, para que permaneçam em isolamento profilático pelo período de 14 dias, a partir da data de entrada, protegendo a sua saúde e a saúde da comunidade.

E, para dar resposta a todo este esforço, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai reforçar em meio milhão de euros o orçamento destinado à Proteção Civil, Coesão Social, Apoio a Freguesias e ação social escolar para dar resposta imediata às necessidades de assistência aos vianenses durante a pandemia de COVID-19.

Este reforço da verba destina-se, assim, a assegurar toda a assistência aos vianenses perante o atual quadro de pandemia, pelo que é reforçado o orçamento da Proteção Civil para garantir a assistência à população, mas também às instituições de saúde, sociais e às freguesias que, atualmente, estão no terreno e fortemente empenhadas neste processo de combate.

Em articulação com a Associação Empresarial de Viana do Castelo, estamos a gizar um plano de recuperação e reativação económica, pós pandemia, das nossas empresas já que os impactos no tecido económico local são muito fortes, em especial no setor comercial, restauração e hotelaria.

Estou certo que a sociedade vianense vai responder a este enorme desafio, tal como o fez em crises anteriores e todos juntos ultrapassaremos as atuais dificuldades.
Uma palavra final de grande agradecimento aos profissionais de saúde, às forças da proteção civil e segurança, aos bombeiros, às Instituições de Solidariedade Social, às juntas e uniões de freguesia, aos funcionários municipais e dos serviços municipalizados pelo trabalho, e generosidade e empenho na defesa da vida, demonstrados todos os dias da sua incansável ação.

O Presidente da Câmara
José Maria Costa

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.