O Município de Viana do Castelo está presente, entre 10 e 12 de fevereiro, no Fairway – III Fórum do Caminho de Santiago, a decorrer em Santiago de Compostela. A participação da Câmara Municipal de Viana do Castelo no Fairway acontece integrada no projeto de Valorização do Caminho Português da Costa – Caminhos de Santiago, de forma conjunta com os restantes nove municípios do projeto, entre Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença.

O Fairway, que vai na terceira edição, é um fórum inteiramente dedicado ao Caminho de Santiago e ao encontro dos profissionais especializados neste tema, permitindo a apresentação de produtos, destinos e serviços.

O evento integra feira, workshop, congresso, Fórum de Investimento – Fairway Invest, Programa de Formação – Fairway Academy e uma jornada de portas abertas – Fairway Open Day, com atividades para todos os públicos. No workshop estão já confirmadas as presenças de 28 empresas, entre operadores, agências de viagens, centrais de reservas e agências on-line, que vêm de países de quatro continentes, entre os quais se encontram Espanha, Portugal, Bélgica, França, Irlanda, Itália, Reino Unido, Brasil, México, África do Sul e Austrália.

Esta presença de Viana do Castelo no Fairway tem por objetivo divulgar e promover o Caminho Português da Costa junto de profissionais, operadores e media, consolidando a identidade e reconhecimento público do Caminho Português da Costa, um produto que cada vez tem mais adesão entre aqueles que querem chegar a Santiago de Compostela a pé.

Recorde-se que, em janeiro passado, o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo divulgou que o número de peregrinos dos Caminhos de Santiago de Compostela, registado em Viana do Castelo, teve um crescimento “astronómico” de 1755% nos últimos cinco anos. De acordo com os dados fornecidos pelo autarca, entre 2013 e 2018 Viana do Castelo registou 25.990 peregrinos.