Meio milhão de euros é quanto o Município de Viana do Castelo vai reforçar o orçamento para este ano para fazer face à pandemia do novo coronavírus. As áreas a reforçar são a Proteção Civil, Coesão Social, Apoio a Freguesias e ação social escolar.

A verba destina-se, assim, a assegurar toda a assistência aos vianenses perante o atual quadro de pandemia, pelo que é reforçado o orçamento da Proteção Civil para garantir a assistência à população, mas também às instituições de saúde, sociais e às freguesias que, atualmente, estão no terreno e fortemente empenhadas neste processo de combate.

Este reforço orçamental prevê também apoios na aquisição de equipamentos hospitalares e de proteção individual para os profissionais de saúde e para os elementos da Proteção Civil das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que estão no combate à pandemia.

Estes apoios excecionais serão especialmente dedicados às situações de maior fragilidade social e económica, podendo o orçamento vir a ser avaliado no final do mês de março, se houver necessidade.