“Viana é amor à vida”

Hoje, dia 21 de agosto, o autarca vianense recebeu os cumprimentos da mordomia. este ano devido à pandemia de Covid-19 numa cerimónia mais reservada no Teatro Sá de Miranda.

José Maria Costa falava de um ano “diferente”, que obrigou a fazer mudanças no figurino da festa. No entanto, o edil socialista apelava ao “sentido de responsabilidade” dos vianenses para nos dias que faltam para terminar a romaria haja “respeito pela nossa vida e pela vida dos outros”. Acrescentando: “os vianenses têm sido capazes de preservar a sua vida e a vida de quem nos visita. Nestes dois dias [que faltam para terminar as festas] continuemos a fazer desta festa um hino à vida da nossa comunidade. Temos de fazer tudo para que nada seja um desrespeito à nossa vida e à vida dos demais”.

Se os poetas cantam “Viana é amor”, José Maria Costa decidiu reinventar, explicando que “Viana é amor à vida”.

O autarca socialista fez questão também de transmitir a mensagem que recebeu do primeiro-ministro. António Costa escreveu: “a Covid não matará a festa da Senhora d`Agonia e conto de estar aí [em Viana] no próximo ano para a noite dos tapetes”.

José Maria Costa expressava ainda a razão para a escolha de Rosa Caetano para presidente da Comissão de Honra. “A D. Rosa foi alguém que deu tudo a esta festa sem pedir nada em troca. A D. Rosa representa outras pessoas que participando deram muito a esta”.

A presidente da Comissão de Honra fez questão de manifestar a “honra” de assumir esse papel. Argumentando: “espero honrar este lugar”. “Vamos fazer uma prece a Nossa Senhora d`Agonia para que no próximo ano possamos viver as nossas festas”. Vestida a rigor, Rosa Caetano, que é costureira, trazia também uma algibeira bordada com a mensagem: “Sentir as festas d`Agonia”.

O presidente da Comissão Executiva das Festas d`Agonia falava do espírito de equipa. “Este ano mostramos que pelas nossas festas nos movemos para que no próximo ano as possamos viver em plenitude”.

António Cruz referia que “hoje seria um dia especial para as nossas mulheres, que se enchem de chieira [orgulho vianense] e enchem as nossas ruas”.

 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.