O distrito de Viana do castelo está hoje, dia 22 de julho, em alerta amarelo devido às altas temperaturas. No território continental 12 distritos estão naquele patamar de perigo.

O aviso de alerta vigorará até às 20h de hoje em Viana do Castelo, Guarda, Santarém e Braga. Os distritos de Bragança, Évora, Vila Real, Setúbal, Lisboa, Beja, Castelo Branco e Portalegre estarão em alerta até às 21h de quinta-feira.

O IPMA emite aviso amarelo sempre que “existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

Todo o território nacional está hoje com níveis elevados de radiação ultravioleta.Nestas situações é aconselhada a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol e protetor solar, e deverá evitar a exposição ao sol das crianças.

O cálculo do risco de exposição à radiação ultravioleta (UV) é feito com base nos valores observados às 13h de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Para hoje, 21 de julho, o IPMA prevê ainda a possibilidade de aguaceiros e trovoada no interior Norte e Centro durante a tarde e vento por vezes forte nas terras altas. Está igualmente prevista uma pequena descida da temperatura mínima nas regiões Centro e Sul e da temperatura máxima no litoral oeste.