Na próxima segunda-feira, dia 14 de junho, a Câmara Municipal de Viana e a Associação Empresarial iniciam o “Viana mais à esplanada”, que concede a utilização do espaço público aos empresários da restauração. A iniciativa foi apresentada hoje pelo vereador Luís Nobre e o presidente da Associação Empresarial de Viana do Castelo.

“A ideia é ajudar o setor da restauração, neste contexto extremamente exigente e dinamizem o espaço público”, explicava o vereador das Atividades Económicas. Luís Nobre refere que “as esplanadas dão vida à própria cidade”.

No ano passado, foram licenciadas 92 esplanadas e este ano, a organização espera conceder igual número.

O projeto é um parceria entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC) e visa incentivar e promover o comércio e restauração em espaço público. O projeto permitirá que lojas comerciais possam utilizar áreas exteriores aos estabelecimentos comerciais, garantindo o distanciamento social.

15 ruas do Centro Histórico vão ter trânsito cortado das 11h às 22h e a autarquia permite estacionamento gratuito no Estacionamento do Campo d`Agonia até setembro.

“Como foi uma ação de sucesso, este ano, resolvemos renovar o mais Viana à esplanada e que terá início no dia 14 de junho”, salienta o presidente da Associação Empresarial, Manuel Cunha Júnior.