Na edição deste ano letivo (2017-18)  dos torneios internacionais SUPERTMATIK, Viana do Castelo contou com excelentes resultados, colocando três alunos no TOP10 das respetivas categorias.

Entre as várias disciplinas a concurso, o destaque vai para o Cálculo Mental. Este concurso, recordista em participações, é dirigido ao ensino básico e começa por ter âmbito nacional. Os melhores são apurados para o torneio internacional, que conta com participações de escolas de todo o mundo, galardoando o Campeão Mundial de Cálculo Mental.

Na edição deste ano, Viana do Castelo contou com três excelentes resultados, colocando esses alunos no TOP10 das respetivas categorias: no 2º ano, o aluno Pedro Barros, da EB1 da Avenida, que num universo de 21.700 inscritos, obteve um excelente 5º lugar e os alunos do 4º ano, José Novo, da EB de Vila Nova de Anha, e Afonso Costa, da EB1 da Avenida, classificados em 8º e 9º lugar, respetivamente, num universo de 28 mil participantes.
De referir que, este ano, os títulos de Campeão Mundial de Cálculo Mental da edição XII do Concurso Internacional, foram para alunos da Roménia (1º ano), Malta (2º ano), Espanha (3º ano) e Espanha (4º ano de escolaridade).

Destinados a alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico de escolas públicas e privadas, as provas (divididas em 12 disciplinas) têm por objetivo fomentar o interesse pela aprendizagem, contribuir para a aquisição, consolidação e ampliação de competências e conhecimentos, reforçar a componente lúdica no processo de ensino-aprendizagem e promover o convívio entre alunos, professores e restante comunidade escolar.