Está a “nascer” em Vila Praia de Âncora o primeiro Skate Park do concelho, uma nova estrutura desportiva preparada para receber provas regionais e nacionais. Esta obra levada a cabo pelo Município de Caminha vai permitir a prática de skate, bem como modalidades de BMX e patins “In-line”, com os objetivos de fomentar e incentivar o espírito desportivo, potenciar estilos de vida saudáveis e alargar a oferta de locais de lazer para os jovens do concelho. Trata-se de um investimento que ultrapassa os 140 mil euros e é cofinanciado pelo Norte 2020 (FEDER).

O Município de Caminha está a executar o Skate Park numa parcela do terreno existente no topo norte da zona de aprestos do porto de pesca de Vila Praia de Âncora. O Skate Park é composto por elementos moldados e construídos em betão armado in situ, contempla 7 obstáculos/rampas e está prevista uma lotação de 25 utilizadores em simultâneo. Esta infraestrutura é adequada à prática de skate, bem como modalidades de BMX e patins “In-line”. Para tal, estão a ser criados ao longo da área intervencionada diversos elementos que causam surpresa e diversidade aos praticantes, onde será possível desfrutar de linhas harmoniosas e executar manobras de dificuldade técnica moderada. O Skate Park reunirá todas as condições para receber provas regionais e nacionais.

Esta obra é mais uma aposta do Município em prol dos jovens do concelho. Pretende fomentar nos jovens a necessidade de adoção de estilos de vida saudáveis; possibilitar a prática de skate permitindo a evolução dos skaters concelhios, bem como impulsionar o gosto por esta modalidade, atraindo novos jovens. Para além de beneficiar os jovens, esta nova estrutura aumenta a oferta turística do concelho.