Para assinalar a Quinta-feira Santa, a Câmara Municipal de Viana do Castelo, através das redes sociais, vai hoje promover um roteiro virtual de apresentação de sete igrejas e capelas da cidade. Assim, às 19h, o pároco Vasco Gonçalves, da Paróquia de Monserrate, partilha uma mensagem sobre a importância da Páscoa e desta visita de fé.

A partir dessa hora, de meia em meia-hora, serão publicados vídeos curtos de apresentação da Capela do Museu de Artes Decorativas, Capela das Malheiras (Séc. XVIII), Igreja de S. Domingos (Igreja Paroquial de Monserrate), Sé Catedral, Igreja da Misericórdia, Capela da Casa da Carreira (Câmara Municipal) e Capela do Navio-Hospital Gil Eannes.

Este ano, em contexto de pandemia, Viana do Castelo não pôde promover a habitual visita às igrejas e capelas, pelo que o Município preparou o roteiro virtual. Manda a tradição que a visita seja em número ímpar de templos, uma vez que os principais quadros religiosos alusivos à Páscoa também são compostos por números ímpares, como as três quedas de Cristo a caminho do Calvário e as cinco chagas.

Em 2021, a programação da Páscoa Doce acontece virtualmente, incluindo apresentação de exposições e de tradições, dois concertos, bem como mensagens de entidades.