Após as comemorações de 10 edições dos Encontros Vínicos do Vinho Verde, apenas interrompidos por dois anos de pandemia, este evento vai realizar-se no auditório Couto Viana na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, e considera-se como uma “instituição” no que toca à divulgação do conhecimento gerado na Região e em Portugal (e, esporadicamente, na vizinha Galiza) na viticultura, enologia e marketing.

Os XI Encontros Vínicos do Vinho Verde contemplarão um Seminário, o Concurso de Vinhos “Vinho Verde do Ano da OERN” e mostra dos vinhos galardoados, uma exposição de rótulos de vinho, uma Mostra de Vinhos, e um Curso “Saber Beber em Viana do Castelo”. Destinado a todos os profissionais do sector e público em geral, estes encontros pretendem impulsionar a atividade vitivinícola e o Vinho Verde como produto de dimensão estratégica, com potencial de crescimento, valorizando, ao mesmo tempo, a oferta de produtos nacionais.

O Seminário terá como componentes temáticas a Viticultura, a Enologia e o Marketing. A viticultura terá como tema central a “Viticultura de precisão”; A enologia versará ” crescente inovação tecnológica a chegar às adegas”; o marketing contemplará uma mesa redonda subordinada ao tema “Vinhos Novos com Castas Antigas?”.