Duas mulheres perseguidas por três desconhecidos – Tentativa de arrombamento – Que providencias se não façam esperar
Pelas 5 horas da manhã de segunda-feira, dirigia-se para a diligencia que sahe d`esta cidade, com destino a Ponte do Lima, a sr.ª Thereza de Mattos d`Araújo, acompanhada duma sobrinha de 14 annos, que tem em sua casa. Parece que a sr.ª Thereza levava comsigo alguns haveres, destinados a compras n`aquella villa.

Ao passarem no largo de S. Roque, que áquella hora, como quasi todo o dia, é um perfeito ermo, mesmo por parte da policia, que, apesar de numerosa, não pode chegar para tudo, foram perseguidas por três desconhecidos, talvez com o intuito de as roubarem.

Valeu-lhes, porem, gritarem por soccorro e desatarem em correria vertiginosa ao longo da estrada, indo bater, muito afflictas, á porta do pescador José de Caminha, que, posto ao facto do succedido, se promptificou a acompanhal-as, ao carro.

O mais curioso de tudo isto é que meia hora depois da tentativa de assalto, tres indivíduos, com certesa os mesmos que sahiram á esposa e sobrinha do sr. Araújo, foram bater á porta da habitação d`este indivíduo, que há dias guarda o leito, em consequencia de um forte ataque de rheumatismo. Como o sr. Araújo não respondesse, os meliantes logo empurraram a porta e, com um ferro, tentaram correr a lingueta da fechadura, cuja chave estava em poder da sobrinha que tinha ido acompanhar sua esposa ao carro.

Quasi sem poder mover-se, devido ás fortes dores rheumaticas, o sr. Araújo sahiu da cama e, de gatas, dirigiu-se á porta, que trancou, para assim melhor poder resistir aos assaltantes.

Momentos depois, chegou a sobrinha do sr. Araújo com o pescador Caminha, que vinham de acompanhar ao carro a esposa d`aquelle. Verificaram então que na fechadura havia vestigios de ter sido forçada e na porta marcas de pancadas do ferro contundente.

Qual seria a intenção dos assaltantes? O roubo? O assassinato? Ou uma e outra coisa?
Ora como d`esta vez falhou o plano dos assaltantes, intendemos que a auctoridade competente deve tomar as devidas providencias para obstar a casos análogos.