Arraial – Na noute de quinta feira verificou-se no Largo do Principe o arraial que annunciaramos, e que esteve vistoso, e immensamente concorrido.
A bellesa e amenidade da noute, as harmonias de duas bandas de musica, e o magnifico effeito de uma brilhante iluminação, attrahiram áquelle pittoresco local um sem numero de pessoas, que por alli se conservaram até á meia noute.
No dia immediato, de tarde, voltaram a tocar alli as duas bandas de musica: houve leilão de offertas, e grande concorrencia de gente.

Outro – No sabbado á noute também houve arraial na Carreira, em honra do Senhor da Saude, havendo illuminação e musica.
Não faltou concorrencia, porque a noute convidava a passeio.

Condemnação – o celebre João Brandão de Midões, o terror dos povos da Beira, foi condemnado no tribunal judiciário da comarca de Taboa em degredo por toda a vida para a Africa oriental, com trabalhos publicos.
O jury deu por unanimidade provados os crimes de homicidio e roubo, de que aquelle monstro era accusado, com todas as circumstancias agravantes.

Tentativa de furto – Na noute de quarta-feira da semana passada, um barbeiro, galego, por nome José de Castro, morador na rua de D. Luiz, d`esta cidade, foi para o theatro acompanhado da sua dulcinéa, e vendo alli uma infeliz moradora na rua dos Rubins, aproveitou-se d`esta circumstancia, e logo no primeiro entreacto foi de corrida a casa da supradita, e arrombada a janella, penetrou dentro e preparava-se para o saque, quando foi pressentido pelos visinhos, que ainda poderam agarra-lo, apezar da ligeireza com que o ratoneiro pretendia escapar-se.

Foi logo entregue á policia, e remetido para a cadeia, onde se acha espiando esta e outras gentilezas, por elle praticadas, e de que até aqui apenas havia suspeitas.