Santa Maria Maior – Fez-se hontem com todo o esplendor na egreja matriz, a festividade de Santa Maria Maior, padroeira da freguezia d`esta invocação.

Pela manhã houve missa solemne, com exposição do S. Sacramento durante todo o dia, e de tarde vesperas e sermão, findo o qual sahiu a procissão, que ia na devida ordem, e com toda a decencia, sendo acompanhada por uma guarda de honra de infanteria n.º 3, precedida da respectiva banda.

O templo achava-se decorado com pompa e gravidade.

Feira da Agonia – É grande já o número de pessoas dos differentes concelhos d`este districto, e muitas até dos de Braga e Porto, que se acham n`esta cidade para assistir á feira franca de nossa Senhora da Agonia, que deve ter logar nos dias 18, 19 e 20 do corrente.

E essa concorrencia vae augmentando sucessivamente, por que, faltando ainda dous dias para a primeira feira, a todos os momentos está chegando gente de fora.

A julgar pela concorrencia, e pelo grande número de barracas que estão construídas, e que nos dizem estão todas encomendadas, deve ser a feira este anno muito mais animada que nos annos anteriores.

Diversões – Além da distracção que a feira da Agonia proporciona, annunciam-se para estes dias varias diversões, taes como corridas de touros, concerto de contrabaço pelo exímio professor o sr. Arthur Frederico Reinhardt, representação pela distincta actriz Carlota Velloso.