Acção Caridosa – O sr. António Luiz Gonçalves Vianna Junior, digno vice-consul do imperio brazileiro n `esta cidade, desejando que no dia votado á solemnisação do triumpho obtido pelas armas brazileiras no Paraguay, que Vianna commemorou hontem d`uma maneira tão brilhante, não houvesse ahi alguém que se contorcesse nas angustias da miseria, andou de porta em porta promovendo uma subscripção entre as pessoas mais abastadas, que produziu a importante cifra de 120$050 réis, e foi por s. exm.ª remettida ao respeitavel arcypreste do julgado, que a distribuiu por 55 famílias honestas e recolhidas, das mais necessitadas d`esta cidade.

Folgamos de registar este acto de caridade, que tem a condigna recompensa nas lágrimas que enxugou aos desprotegidos da fortuna, que n`esta hora abençoam o nome do cidadão que promovera a esmola que foi alliviar-lhes a miseria, e a mão bemfaseja de todos que concorreram para acção tão louvável e meritória.

Transferencia – O nosso respeitável amigo o sr. Francisco Manuel da Rocha Peixoto, muito digno juiz de direito da comarca de Faro, acaba de ser transferido para a de Amarante.