As festas d`Agonia- Já nos referimos á conveniência da organização de uma commissão para levar a effeito as grandes festas d`Agonia e isto compete tão sómente áquelles que mais lucros usufruem com os tradicionaes festejos.

Infelizmente, não obstante estarmos a pouco mais de dois mezes dos dias das festas, ninguém se mexe, ninguém se importa com este assumpto, que é da mais alta e capital importância para a nossa terra.

Todos sabem perfeitamente que as festas d`Agonia não são só a mais importante fonte da receita, como o mais autêntico e seguro reclame dos costumes e das bellezas naturaes da linda e encantadora Vianna do Castelo.

É n´esses dias que de toda aparte do paiz e do estrangeiro veem honrar-nos e distinguir-nos com a sua visita milhares de forasteiros, sempre ávidos de admirarem o que nós temos de mais imponente e sugestivo. Esquecer, pois, as festas d`Agonia é um crime e nós, na qualidade de filho de Vianna, que muito amamos e por cujo desenvolvimento e progresso temos pugnado na medida das nossas forças, não largaremos de mão o assumpto.
Haverá difficuldade em construir agora um novo redondel?

Pense-se n`isso a valer e se tal construcção não se pode levar a cabo, então trate-se da organisação de outro numero que, embora não substitua com vantagem as touradas, ao menos dê aos forasteiros a ideia de que em Vianna ainda há quem olhe pelo seu progresso e engrandecimento. E se não nos perdoarem a falta das touradas, ao menos ficar-nos-ha a certeza de que não nos tomarão como apathicos.

Não há tempo a perder. É necessário, é imperioso que as festas se realisem com um programma escolhido, digno das pessoas que nos visitam e dos admiradores da Princeza do Lima.