Anniversario – Foi hontem o 36.º anniversario do fallecimento do sempre chorado monarcha o sr. D. Pedro, 4.º, de saudosissima memoria.
Por este motivo a guarnição da cidade fez o serviço, e a fortaleza da barra e os navios surtos no porto .
O regimento de infanteria n.3 e o batalhão de veteranos estacionados n`esta cidade, foram ouvir uma missa de requiem na egreja matriz pelo eterno descanso da alma do illustre Dador da Carta Constitucional.

Crise política – Houve hontem em casa do sr. Joaquim António d´Aguiar uma reunião política em que tomaram parte os membros do gabinete os srs. duque de Loulé e Braamcamp e o sr. Fontes. O fim da reunião foi para se accordar nos meios de terminar a crise, e organisar um ministerio de conciliação.
Hoje deve haver nova reunião.

Assemblea de apuramento – Reuniram-se hontem nos paços do concelho os portadores das actas da eleição de um deputado por este circulo, sendo proclamado o sr. Sebastião Lopes de Calheiros e Menezes.

Insulto a Portugal – Consta que as tropas italianas em Roma entraram na casa do nosso embaixador o sr. conde de Thomar, e que depois de destruirem alguns moveis fizeram pedaços as armas portuguezas que se achavam unidas ás pontificias.
O embaixador portuguez, reunido com os outros ministros alli residentes, pediu explicações e uma satisfação d`aquelle attentado ao commandante das forças italianas.