Grande gala – É amanhã dia de gala nacional por se comemorar o natalício de S. A. R. o Príncipe D. Carlos, primogénito dos nossos augostos monarchas os Srs. D. Luiz I e D. Maria Pia.

Música – Hontem de tarde tocou no jardim publico a banda regimental de infanteria n.º3.

Fallecimento – Na sexta-feira última falleceu em Lisboa o sr. Conde de Farrobo, um dos fidalgos que maiores serviços prestou á causa da liberdade.
O sr. Conde de Farrobo falleceu no dia em que havia 35 annos se finava no Palacio de Queluz o imperador D. Pedro IV, a quem elle abriu por muitas vezes a sua bolsa no cêrco do Porto para manter as guarnições da esquadra constitucional quando se amotinaram por falta de pagamentos.
O illustre finado foi par do reino, 1.º conde d`este rolo, 2.º barão de Quintella, 2.º senhor da villa do Prestimo, alcaide-mor da Sortelha, inspector geral dos theatros, vice-presidente do conservatório real de Lisboa, coronel de cavalaria de 2.ª linha, grão-cruz da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Villa Viçosa e commendador da ordem de Nosso Senhor Jesus Christo.

Organização militar – Consta a Autonomia Portugueza que o sr. ministro da guerra trabalha assiduamente num plano de organisação do exercito, cortando no orçamento da guerra. Por tudo quanto não tem reconhecida utilidade para a disciplina e instrucção da força pública, e assim no que respeita a administração dos fundos, que lhe são destinados. É um grande serviço que s. ex.ª faz ao paiz.