Em de 23 novembro de 1868 (3ª pág.)

Author picture

Audiências geraes – Compareceram sexta feira passada, no tribunal judiciario d`esta cidade, três réos accusados de terem tocado, ahi, para os lados de Santa Martha, umas variações de pau em dois patascos que ficaram, um com a cabeça e outro com a mão arranhada.

Consta do processo que na noite de S. João andava de sucia grande quantidade de rapazes e raparigas festejando aquelle Santro folgazão, bebendo agua de sete fontes, saltando fogueiras e accupados em outros folgares proprios de tão poetica noite, quando ao passarem os dois queixosos por um grupo, ouviram algumas palavras que julgaram offensivas ás suas pessoas, taes como: “Oh grillo, entra no folle! Oh folle entra no grillo, etc. etc.”
Ora nem o grillo quiz entrar no folle nem o folle no grillo, o portanto teve aqui principio a desordem, cujo signal foi uma pedrada que partiu do lado do grupo, seguindo-se as bordoadas que produziram os ferimentos, sendo que n´essa occasião, o grillo cantou e o folle soprou áqui d`El-rei, provavelmente porque julgavam chegada a sua ultima hora. Não foi nada, porém.

Pelos modos, isto já vinha de traz, e, no nosso entender, ainda uma vez se verifica quanto é verdadeira aquella theoria de um celebre chefe de policia de Pariz, que via no fundo de todas as desgraças humanas, a mulher. Quando tinha conhecimento de algum facto criminoso, eram estas as suas primeiras palavras: “Procurae a mulher”. (….)

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.