2021 poderá ser melhor

Author picture

Há razões para acreditar que 2021 poderá ser um ano bem mais animador. A vacinação anti covid já iniciada, apesar de alguns contratempos que inevitavelmente acontecerão, fará o seu caminho e não deixará de produzir os efeitos desejados, numa demonstração de que a ciência, não dominando tudo, é um instrumento poderoso ao serviço da humanidade.

É por isso que tentar ridicularizar o conhecimento científico, no qual tanto se investiu ao longo de séculos, só pode ser apodado de idiota e até de criminoso. Há, portanto, causas suficientes para acreditar que a pandemia, que ainda enfrentamos e ceifou vidas, destruiu economias e semeou pobreza, tem os dias contados. É obvio que as consequências deste mal que nos bateu à porta vão sentir-se ainda durante muito tempo, mas é na normalidade que mais facilmente enfrentamos crises e não com esta excecionalidade que estamos a viver.

Mas para que a excecionalidade possa ser ainda mais curta, impõe-se exigência aos nossos governantes, para que, definitivamente, sejam bem utilizados os dinheiros postos à nossa disposição por parte da União Europeia com o objetivo de relançar a economia. Todos os especialistas são perentórios na necessidade de saber utilizar as verbas que nos chegarão com sabedoria, investindo cirurgicamente e com sentido de responsabilidade nos sectores que nos permitam não só recuperar do que foi perdido, mas antes dar um grande salto em frente e minimizar o atraso que temos em relação aos nossos parceiros europeus.

A acusação é grave. O presidente da Federação Distrital de Bombeiros do distrito de Viana do Castelo classifica de “abismal” a diferença das tabelas que regulamentam o pagamento do transporte de doentes covid-19. Segundo o mesmo, as cooperações de bombeiros voluntários do distrito de Viana do Castelo recebem 7,5 euros pelos serviços praticados até 20 quilómetros. Mas no Algarve o mesmo serviço é pago entre os 55 a 85 euros, já que inclui as despesas com a higienização das viaturas que Viana não tem. Onde menos precisávamos de polémicas, especialmente nesta altura, era nesta matéria. Haja bom senso.

Entre nós, localmente, a boa notícia é a de que o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) está considerado como uma das entidades de ensino superior mais sustentáveis do mundo. Os parabéns merecidos para o IPVC. Notícias agradáveis também acontecem. Ainda bem.

Boas festas. Foram muitos e muitos os que nos desejaram Boas Festas. Para esses muitos vão os nossos agradecimentos. Que 2021 seja pleno para todos.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.