A minha homenagem ao meu amigo Matias de Barros

António Pimenta de Castro
António Pimenta de Castro

Foi com profunda tristeza que tive conhecimento da morte do meu grande Amigo Matias de Barros, ocorrida no dia 26 de Maio passado. A cultura do Alto Minho ficou mais pobre. Tive o privilégio de ser seu Amigo e colaborador em várias das suas publicações, nomeadamente no jornal “O Vianense”, até este ter terminado. Foi um choque muito grande que tive, e que ainda sinto.

Matias de Barros nasceu em 1935, em Neves – Vila de Punhe, Viana do Castelo. Foi colaborador, enquanto redator, primeiro no “Notícias de Viana” e, depois, no “A Aurora do Lima”. 

Foi o fundador do jornal “O Vianense”, criado em 15 de janeiro de 1980 (no qual colaborei) e seu diretor durante cerca de 40 anos. Esteve na génese da criação dos “Cadernos Vianenses”, onde também colaboro. Este grande intelectual vianense colaborou com a RTP (Rádio Televisão Portuguesa) e Radiodifusão Portuguesa (atual Antena 1), na produção de programas de bastante sucesso junto do público Alto-Minhoto e de todo o Norte. Foi correspondente dos jornais “Diário do Norte” e “Diário de Notícias”, entre vários. Publicou, em 1973, o livro “Viana do Castelo – Capital do Alto Minho” e, em 1978, “As comédias de Santo António de Portela Susã”. Colaborou, ao longo dos anos, em diversos jornais e revistas, nomeadamente o “Notícias dos Arcos” (que também contou com a minha colaboração), “Cardeal Saraiva”, de Ponte de Lima, “Publituris”, “Cruzada de Bem-Fazer”, sem esquecer as revistas culturais sobre a Romaria da Senhora D’Agonia, Feiras Novas (Ponte de Lima) e festas de Vila de Punhe, além de outras publicações. 

Muito mais haveria a dizer sobre este meu grande Amigo, falecido na sua casa em Viana do Castelo, vítima de doença natural, mas fica, para já, esta minha singela homenagem. Para toda a sua família, os meus sentidos pêsames e para ti, meu grande Amigo, um eterno abraço. Nunca sairás do meu coração. Agradeço a Deus ter-te conhecido. 

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.