Viana do Castelo é um concelho que abraça as tradições pascais e que vive esta época do ano com profundo respeito e fé. As nossas tradições de Páscoa estão enraizadas na comunidade e, por isso, é com algum pesar que, mais um ano, temos de nos resguardar, devido aos constrangimentos provocados pela pandemia.

No entanto, importa recordar que a palavra “Páscoa”, de origem hebraica, significa “passagem” e que, para além de assinalar um dos períodos marcantes da vida religiosa – a ressurreição de Cristo –, este era também o período da passagem. Por isso, temos de ser resilientes e acreditar que, tal como etimologicamente se define Páscoa, a pandemia que há mais de um ano nos restringe será apenas uma passagem, uma fase de transformação e renovação.

Deixo, assim, uma palavra de incentivo a todos os leitores do centenário “Aurora do Lima”, almejando que encontrem a força e o alento para continuarem a combater esta pandemia. Só com o contributo de todos é que Viana do Castelo, o país e o mundo poderão ultrapassar esta fase de enorme privação para todos nós.

Espero que, num futuro muito próximo, possamos olhar para trás e acreditar que este período que tanto nos afetou também deixou em nós ações de solidariedade, de entreajuda e de luta pela vida.

Aproveito para desejar a todos uma Boa Páscoa, com os votos de que este período represente uma passagem para um futuro pleno de sentimentos fraternos.

A todos, desejo uma boa Páscoa!

 

O Presidente da Câmara Municipal

José Maria Costa