ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS ESTUDANTES DE VIANA (AAEV)

Desejo felicitar os órgãos diretivos da AAEV pela organização de mais uma ceia do 1º de Dezembro. Durante vários anos desloquei-me propositadamente de Lisboa, onde vivo, à nossa linda Viana, só para estar presente na ceia do 1º de Dezembro, com a prévia concentração na Praça da República, romagem ao cemitério e Missa na Sé.

Os anos passam e começam os nossos receios de se adoecer por motivo de nos deslocarmos para a ceia numa noite de inverno. A mudança de temperatura dentro do restaurante e o frio à saída no regresso a casa afetam a saúde dos menos jovens.

Por isso, sugiro à AAEV que, além da ceia na noite do 1º de Dezembro, proporcione, se possível, outros encontros, incluindo um almoço da confraternização dos estudantes provectos, numa época do ano mais quente, para eles também terem a oportunidade de confraternizar pessoalmente com colegas e amigos, o que ajuda a repor as energias e é favorável à saúde emocional de todos.

Alguns antigos estudantes que frequentaram o Liceu Gonçalo Velho e/ou o Liceu Nacional de Viana do Castelo têm organizado um almoço de confraternização no primeiro sábado de Junho no Hotel […], a que têm assistido cerca de dezena e meia de participantes, com idades a partir dos 75 (o mais velho tinha 89 anos); podiam ser mais participantes, mas alguns, infelizmente, têm dificuldade em poder estar presentes. […O] hotel fica na cidade, o preço do almoço é acessível (…) e tem espaço suficiente.

A Associação dos Antigos Alunos da Escola Técnica de Viana do Castelo (AAETEC) organiza diversos encontros durante o ano, o que considero meritório. Há um vínculo emocional comum a todos os seus associados, pois frequentaram a mesma escola, tiveram alguns professores comuns, visitam lugares onde brincaram juntos, etc. Quando os associados são provenientes de várias escolas esse laço académico é mais ténue, embora não se percam os valores permanentes da amizade.

Assim, deixo à vossa consideração a sugestão de poder existir a possibilidade da AAEV promover uma outra confraternização, além da ceia do 1º de Dezembro, numa época do ano mais quente e num local de mais fácil acesso a todos, em conjunto com os mais jovens.

Saudações académicas.
Lx 24Nov2018, José M. Teixeira da Cruz

N.R. — Certamente que na AG da AAEV, a realizar na noite do dia 1ºDezembro e que antecipa a Ceia, a tomada de conhecimento desta “carta aberta” de JMTX, irá merecer a melhor