Carta ao Diretor

Author picture

”Um vianense na l Grande Guerra”

Foi com agrado que li o artigo do Sr. Albino Ramalho, na “nossa Aurora” do passado dia 18 de Junho. ”Um vianense na l Grande Guerra”. Quero acrescentar que na fotografia do campo de prisioneiros de Breesen publicada se encontra em primeiro plano de pé, de braços cruzados, o meu Pai Domingos Gonçalves Parente Junior, alferes miliciano de Artilharia. Nessa mesma fotografia, na parte que não é visível está também o Coronel Felgueiras, bem conhecido em Viana. Digo isto porque tenho em minha casa um exemplar completo da fotografia.

O meu pai ficou prisioneiro por ser “observador avançado” de artilharia nas primeiras linhas.

Depois do armistício regressou pela Holanda com outros prisioneiros.

Contava ele, que depois de passar à “disponibilidade” dirigia-se à Estação do Rossio para regressar a Cardielos, a sua terra natal. Quando se aproximava da estação, um amigo chamou-o e, voltando para trás, afastou-se um pouco e uma granada vinda do Castelo de São Jorge rebentou à porta da estação.

Tendo saído com vida da batalha de La Lys, por pouco não morria numa Lisboa conturbada.
Como já tinha o curso da escola Normal, optou pela carreira de professor primário começando em Ponte de Lima onde conheceu e casou com a minha Mãe, também professora, Rita de Melo (Garrida), vindo a terminar a sua carreira na escola da Meadela.

Com um abraço do assinante,
Cor José de Melo Parente

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.