No passado dia 7 de outubro de 2019, Viana do Castelo recebeu a visita do Dr. Nuno Santos, Presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, e comunicou-lhe formalmente a intenção de Viana do Castelo se candidatar a Cidade Europeia do Desporto.

Afirmamos, nessa altura, que “Viana do Castelo se assumia como uma cidade saudável, amiga do desporto e da promoção de estilos de vida saudáveis.”

No passado dia 14 de novembro recebemos oficialmente, na primeira reunião do Conselho Municipal do Desporto, das mãos do Presidente da ACES Portugal, o certificado do Presidente da ACES Europe, G.F. Lupattelli, da aceitação de Viana do Castelo candidata a “ European City of Sport 2023”.

Viana do Castelo é um concelho que respira desporto. Assumo o privilégio de liderar um território apaixonado pelo desporto, que promove inúmeras atividades ao longo do ano. Por isso, foi com entusiasmo, mas também com naturalidade, que iniciamos este desafio de nos candidatarmos a Cidade Europeia do Desporto 2023. Esta é uma candidatura das pessoas para as pessoas de Viana do Castelo.

O Município de Viana do Castelo acredita que o desporto é uma forma saudável e dinâmica de promover a cidade e o concelho e, por isso, tem uma política desportiva forte, que tem colhido muitos frutos, aumentando o número de atletas jovens, atraindo variados eventos desportivos nacionais, europeus e até mundiais.

Queremos continuar a melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade e acreditamos que a prática desportiva é mesmo o melhor caminho.

Queremos, assim, derrubar eventuais barreiras que possam existir para a pratica desportiva regular dos nossos concidadãos. Queremos vianenses ativos, saudáveis, dinâmicos, independentemente do sexo, idade, convicções e orientações de vida.

Os vianenses sabem que este é um concelho saudável, que conta com atletas de excelência e coletividades desportivas que dão o melhor de si dia após dia. Orgulhamo-nos de ser um concelho amante do desporto, que tem milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades, com o forte incentivo e apoio de clubes e associações de excelência.

Queria agradecer todo este trabalho da organização desta candidatura e o especial empenho que lhe dedicaram os vereadores Engº Vitor Lemos e Dr. Ricardo Rego, os nossos dirigentes e técnicos da Educação, Desporto, Cidade Saudável e Coesão Social.

Mas este agradecimento estende-se também ao movimento associativo desportivo, aos nossos dirigentes, que connosco constroem diariamente projetos e oportunidades para a prática desportiva dos nossos jovens.

Um particular agradecimento aos Agrupamentos Escolares de Viana do Castelo que ousaram rasgar preconceitos com práticas inovadoras no desporto, participando e promovendo, conjuntamente com o desporto escolar, novas abordagens da prática desportiva em especial no atletismo, náutica e patinagem.

Um forte agradecimento aos parceiros institucionais que sempre nos apoiaram nas iniciativas e nos incentivaram a fazer mais pela educação e pelo desporto: ao Ministério da Educação e do Desporto, ao Instituto Português do Desporto, às Federações e Associações Desportivas, ao Instituto Politécnico de Viana do Castelo, ao Desporto Escolar e aos nossos parceiros das redes nacionais, europeias e internacionais em que Viana do Castelo, a título municipal ou através dos Clubes, participa.

Contamos com o empenho e colaboração dos nossos atletas, dos técnicos e dirigentes, das coletividades, dos parceiros e das instituições que abraçam esta causa.

Queremos ser a Cidade Europeia do Desporto em 2023, acreditando que esta será uma oportunidade ímpar para fazer mais e melhor pelo desporto e por Viana do Castelo.