Desporto em registo semanal

Author picture

O município de Viana do Castelo resolveu instalar uma “Fan Zone Mundial” numa enorme tenda multifunções, na Praça da Liberdade, de acesso gratuito e dotada de ecrã gigante, para visionar todos os jogos da seleção portuguesa e das fases eliminatórias do Mundial 2022, no Qatar.

A decisão é legítima e foram certamente cumpridos os normativos regulamentares para adjudicação da instalação da tenda e demais equipamentos tecnológicos.

A intenção também parece generosa e benévola – apoiar a seleção nacional na sua prestação no mundial 2022!

O que não parece tão saudável e conveniente, é Viana do Castelo ter-se posicionado ao arrepio da generalidade das cidades portuguesas, das capitais de distrito, de Lisboa e Porto, das grandes urbes europeias que rejeitaram a instalação destes espaços para fervorosos adeptos. O mundial 2022 é visto como uma negociata e uma vergonha que fez cair a cúpula do futebol mundial.

Seja por razões de protesto contra o desrespeito pelos direitos humanos no Qatar e a exploração de trabalhadores durante a construção dos estádios, seja por força do clima chuvoso e frio típico desta época do ano, seja pela hora dos jogos colidir com horário laboral em Portugal, seja pelo significativo investimento na logística, ou ainda por razões energéticas, estratégicas ou orçamentais, os municípios portugueses enjeitaram a instalação de “Fan Zones”.

Muitos municípios consideraram, justamente, que restaurantes, cafés e hotéis apostam na vertente de disponibilizar ecrãs para captação de clientes entusiastas da seleção nacional e do futebol, favorecendo o setor.  

A norte, apenas o município de Famalicão transmite os jogos na “Praça – Mercado Municipal”, numa iniciativa promovida por este espaço em parceria com os estabelecimentos de restauração instalados no mercado.

Viana do Castelo, contra a corrente do pensamento dominante nas autarquias sobre o mundial do Qatar, deu preferência a um investimento sem impacto na dinâmica cultural, social e comercial da cidade. 

Um desperdício financeiro para um despiciendo evento.

Um “Mercado de Natal” mais vasto e abrangente naquele espaço protegido, durante um mês, seria bem mais turístico e proveitoso para os vianenses!

Rui Pedro Palma, piloto de Viana do Castelo, ainda com hipótese de lutar pela Copa Dunlop Motoval, na derradeira ronda do Campeonato Nacional de Velocidade, no Autódromo Internacional do Algarve, não resistiu a problemas técnicos e elétricos na moto. Contrafeito, a prestação do piloto de Viana do Castelo, teve que se contentar com o segundo lugar. O piloto espera mais apoios para a próxima temporada!

O SC Vianense subiu ao comando do Campeonato de Portugal. Ao derrotar o Pevidém SC, por 3 – 1, no estádio Dr. José de Matos, na 9.ª jornada da prova, beneficiou do deslize dos jesuítas em casa, ante o Dumiense. A regularidade e a boa prestação dos vianenses a vir ao de cima!

A DSS Racing Team, patrocinada pela CMVC, terminou a época com dois vencedores no Troféu Luís Carreira, do Campeonato Nacional de Velocidade 2022. Márcio Marques e André Capitão são vencedores nas respetivas categorias, SuperSport 600 R e SBK, nas provas disputadas no asfalto do Autódromo Internacional do Algarve. A “montanha-russa” algarvia foi palco de glórias vianenses!

Virgínia Moreira, da SAERTEX Portugal/Edaetech, acumulou camisolas de campeã do Minho de 2022. A atleta do clube de Viana do Castelo conquistou três títulos de campeã do Minho – XCO, XCM e Ciclocrosse – e sagrou-se ainda campeã nacional de Ciclocrosse de Master 40. Uma atleta que aproveita o pouco tempo disponível para treinar e… ganhar!

O Troféu Desportivo “O Minhoto”, reconhece e premeia publicamente o mérito de atletas, clubes, treinadores, árbitros, dirigentes e eventos desportivos que mais se destacaram no seio das suas modalidades na região (Minho). O concelho de Viana do Castelo está representado na lista de nomeados finais para os ditos Troféus, por Ruben Sousa (JV – hóquei); Bruna Parente (VRL – remo) e Joana Leão (SCP – remo); Miguel Cunha (VSC – voleibol); Vânia Franco (SCV – bilhar); Henrique Correia (SCV – bilhar pool) e o Voleibol Clube de Viana para a categoria de Grande Prémio de Júri Coletivo. O júri, composto por órgãos de comunicação social nacionais e regionais, vão apurar os vencedores dos Troféus. Estes serão entregues em Vila Nova de Famalicão, na XXV Gala.

O Voleibol Clube Viana quebrou o enguiço e foi vencer no recinto do SC Espinho por 1 – 3, em seniores masculinos, na 1.ª divisão – Liga Una Seguros. Ao invés, as seniores femininas do VC Viana não foram felizes no jogo da 10.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão, ao receber a AA São Mamede e perder por 0-3. Ambas as formações ocupam o 12.º lugar na geral, de que urge fugir!

Os Campeonatos Regionais de Juvenis, Juniores e Seniores de Piscina Curta da Associação de Natação do Minho, decorreram na Piscina Municipal de Ponte da Barca. O SC Braga foi um justo vencedor com 83 títulos e 152 medalhas. Na segunda posição, o Viana NC com 25 títulos e 65 medalhas, e em terceiro lugar, a Escola Desportiva de Viana acumulou 24 títulos e 54 medalhas. Viana ainda não tem piscina de competição para estas provas! 

Promovendo a diversificação de atividades, o Viana Taurino Clube organizou, no sábado passado, um Torneio de Bridge, em homenagem a Pedro Cerqueira, atleta falecido. Um clube em renovação à procura de maior dinamização!

Carlos Baptista

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.