Viana do Castelo será Cidade Europeia do Desporto em 2023. Numa cidade com excecionais capacidades naturais para o desporto e dotada de algumas infraestruturas significativas, teremos uma multiplicidade de eventos desportivos a decorrer na cidade e o seu entorno, em ambiente de festa.  

Pese esta realidade, Viana do Castelo, capital de distrito, com campeões nacionais de natação nas últimas décadas, ainda não possui uma piscina apta à competição. O sonho acalentado ao longo de tantos anos, não se materializou numa piscina que reúna condições técnicas para competições e eventos desportivos nacionais. Uma lacuna inaceitável e injustificável, por outros investimentos menos prioritários terem merecido a preferência da câmara municipal. Um menosprezo à modalidade e uma preterição incompreensível.

Pelas provas dadas por tantos jovens campeões e recordistas nacionais de natação, da cidade de Viana do Castelo e dos clubes que trabalham esta modalidade, a cidade merecia mais. Muito mais. Que o evento desperte a urgência de dotar Viana do Castelo de uma piscina capaz!

O futebolista vianense Rodrigo Ribeiro (Sporting CP), avançado de 17 anos, está nomeado para o prémio Golden Boy 2022. O vianense é um dos 10 portugueses que integram a lista dos 100 futebolistas nomeados pelo jornal italiano “Tuttosport”, que concorrem à sucessão de Pedri, vencedor da última edição. Os portugueses Renato Sanches (2016) e João Félix (2019), já conquistaram o galardão de melhor jogador Sub-21, a atuar na Europa. Um jovem vianense a intrometer-se na alta roda do futebol europeu!

No rio Lima, o canoísta Sérgio Maciel, do Viana Garças Clube, é campeão nacional Maratonas C1 Sénior Distância Curta, C1 Sénior Distância longa e C2 Sénior Distância Longa, títulos conquistados no Campeonato Nacional de Maratona realizado em Ponte de Lima. Três medalhas de ouro em três provas distintas, só para grandes campeões!

Também a remar, André Pinto, do Viana Remadores do Lima, prepara a sua participação, pela Seleção Nacional, na II Taça do Mundo de Remo, que se realiza em Poznan, na Polónia. Trabalho duro para não desligar do objetivo a alcançar!

Pombos vianenses, da Sociedade Columbófila das Neves, estiveram presentes na maior solta e maior prova de longa distância disputada no espaço europeu. José António Pires, arrecadou o 1.º lugar na categoria de coletividade, distrital e nacional, dos 700 aos 800 Km. Tiago Amorim, presente nas Provas de Fundo Nacionais de Valência, obteve o 1.º lugar na categoria de coletividade e 2.º lugar na categoria da distrital. Os mensageiros da paz, de Viana, a chegarem primeiro… sem o ramo de oliveira! 

O Padel Vianense brilhou este fim de semana no Torneio Just Padel em Barcelos. Os vianenses, Xipo Franco e Luís Vaz, alcançaram o topo do pódio na categoria de M2. Na categoria de M4, a dupla Kim Rodrigues e João Valença foram os grandes vencedores. As novas modalidades já a amealharem resultados!

Manuel Pinto, ciclista da equipa de Viana – SAERTEX Portugal/Edaetech – conquistou o título de vice-campeão da Europa de Maratonas BTT em Masters 65-69, no Campeonato da Europa de Maratona BTT (XCM) que se realizou na República Checa. Prémios internacionais depois dos 65, tem outro sabor!

Época de ouro para o Desportivo Monção. Ao título de Campeão Distrital de Futebol da AFVC/Primeira Divisão, juntou agora a Supertaça AFVC/Ramiro Marques, ao vencer na final o SC Courense, por 3 – 1. Num jogo de emoções fortes, parabéns à super equipa!

A ADC Perre garantiu o pódio no Campeonato Nacional de Veteranos A femininos de Voleibol, que decorreu em Espinho. A equipa de Viana do Castelo defrontou o Canidelo e ganhou por 3-0, garantindo assim o terceiro lugar daquele que foi o primeiro Campeonato Nacional de Veteranos A. Soube a pouco às “meninas” de Perre, mas para o ano há mais!

A Seleção Feminina da Associação de Basquetebol de Viana do Castelo alcançou o pódio na primeira edição do Interseleções de Sub-17 de 3×3, que decorreu em Tomar. A seleção vianense garantiu o 3.º lugar, ao bater o AB Coimbra por 15 – 12. O potencial feminino também se revela no basquetebol!

No Bilhar, o vianense Henrique Correia conquistou a Taça de Portugal de Snooker por equipas, ao vencer na Anadia, na final da competição organizada pela Federação Portuguesa de Bilhar, o Boavista por 3-2. Tornou-se ainda vice-campeão nacional de Snooker. O atleta de Viana, mostrou ser especialista a “embolsar”!

O Estádio Municipal Manuela Machado foi o grande palco dos Campeonatos Nacionais de Atletismo de Sub-18, numa organização conjunta entre a AAVC e a FPA. A prova do atletismo nacional contou com 122 clubes nas disciplinas de corridas, saltos e lançamentos. Em disputa esteve a obtenção de marcas para os Campeonatos da Europa de Sub-18, agendados para Jerusalém. Uma competição das mais concorridas do atletismo nacional!

Na praia também se pratica desporto e as seniores femininas do Voleibol Clube Viana sofreram a primeira derrota no Campeonato Nacional de Clubes de Voleibol de Praia. Porém, a equipa está apurada para as meias-finais da competição que decorrem no próximo fim de semana, em Cortegaça. Vamos lá mostrar a “raça” vianesa!