Em 10 de dezembro de 1919 (2ª pág.)

Author picture

Rua do Prior do Crato – Em sua sessão de ante hontem, deliberou a digna Camara Municipal dar á Rua do Caes o nome que nos serve de epigraphe e lhe foi alvitrado pelo Instituto Histórico do Minho, de harmonia com o desejo que á douta academia regional manifestou o seu illustre socio effectivo e fulgurante historiador, sr. Visconde de Faria, nosso Consul Geral em Lausanne (Suissa).

Louvavelmente procedeu a prestante e illustrada edilidade viannense.
D. António I, para com o qual diversos auctores teem sido injustos, merece as homenagens da Patria, porque foi o valoroso saldado que, á morte do cardeal-rei, heroicamente luctou para repellir o jugo estrangeiro, derramando o próprio sangue, batendo-se, durante quatro dias, na ponte de Alcantara, contra o exercito do duque de Alba, que o feriu gravemente e obrigou a retirar, sendo n`esta altura que o ultimo representante da dynastia de Aviz veio dar a Vianna e aqui esteve refugiado n`uma casa da Rua do Caes.

Acertadissimo, pois, em nosso parecer, o accordão pelo qual a essa rua foi agora dado o nome do grande portuguez.

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.