A Arte é indiscutivelmente a principal ferramenta da Cultura, e um dos mais importantes eixos da criatividade e inovação do ser humano, com forte impacto na estrutura social. A dimensão cultural e artística é essencial à pessoa, não podendo existir verdadeiro desenvolvimento nem melhoria da qualidade de vida sem que a cultura acompanhe em paralelo essa progressão.

Numa perspetiva de agente cultural consciente de diversas realidades e flagelos humanos, a Bienal Internacional de Arte de Gaia, prevê e abraça estas frágeis causas do dia-a-dia. Uma Bienal de Causas Humanas, onde urge também, num sentido amplo, que se promova o desenvolvimento integrado de pessoas através das artes, condição indispensável para o exercício pleno e responsável da sua Cidadania. O papel da arte deve ser também de provocar, apontar, agitando consciências no espaço da comunicação.

Esta é a quarta edição, desta que já é uma grande Bienal que tem vindo a evidenciar as Artes Plásticas também como importantes vetores de preservação da Memória e do(s) Património(s) e de valorização de riquezas culturais de realidades distintas, na construção de um futuro dignificante de cada indivíduo. Uma Bienal com qualidade que se constata nas obras dos artistas, dos mais conhecidos aos mais jovens.

É com toda a satisfação que o Centro Cultural do Alto Minho, abraça mais uma vez esta parceria com a Bienal Internacional de Gaia (organizada pela Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural, CRL, apoiada pela Câmara Municipal de Gaia) esperando que este evento possa estabelecer novos diálogos entre artistas e visitantes, assim como reforçar e valorizar a promoção e a difusão, descentralizando as artes.

No Polo de Viana do Castelo** veremos representados trinta e um artistas nas áreas da pintura, escultura, joalharia e fotografia.

Por fim deixo aqui um especial agradecimento a toda equipa do Centro Cultural do Alto Minho, a todos os artistas que aceitaram o nosso convite, neste período de pandemia, dignificando assim a sua presença neste grande evento do nosso Polo. Assim como também sublinho o importante apoio prestado pela Câmara de Viana do Castelo.
Bem hajam

Cipriano Oquiniame – presidente do Centro Cultural do Alto Minho
**De segunda-feira a sexta-feira das 14h30 às 19h e sábados das 10h30 às 13h e das 14h30 às 19h, no Espaço Linha Norte- Estação Viana Shopping