Eu sou a ponte Eiffel de Viana do Castelo

Antero Sampaio
Antero Sampaio

Eu sou a Ponte Eiffel da Princesa do Lima. Entrei ao serviço no dia 30 de Junho de 1878, fui desenhada pela casa Eiffel de Paris, substituindo outra ponte em madeira, que ligava o então terreiro de São Bento à margem esquerda do Rio Lima, junto à capela de São Lourenço, na freguesia de Darque. Desde 2007 até 2016 tenho sofrido várias obras de reabilitação que me permitiram chegar a esta linda idade de 140 anos, no próximo dia 30 de Junho.

Mas, se estou contente, ao mesmo tempo estou triste e cansada. A minha prima D. Maria e o meu primo D. Luis, já estão há muito tempo na reforma e estou convencida que eles estão admirados como eu ainda continuo a trabalhar, com aquela idade, farta de ser remendada, quer no tabuleiro inferior como no superior. Só espero que naquele dia, quem passar por cima de mim, se lembre de me dar os parabéns. Se assim acontecer, ficarei contente e com, forças para continuar até ser substituída por uma nova ponte, rodo-ferroviária. Nessa altura, muito caladinha, arrumarei os meus pertences e vou gozar uma reforma, há muito tempo merecida.

HAJA VONTADE POLÍTICA. Com a proximidade das eleições, penso que nessa altura os vianenses em particular e os alto minhotos em geral, poderão exigir ao Governo uma nova ponte. Que diabo, Sr Primeiro-Ministro, Portugal vai do Minho ao Algarve, Açores e Madeira, passando pelas Berlengas!!! E quando se prepara a construção de uma nova ponte, em Lisboa, e outra, entre Porto e V.N. de Gaia, vai ser em breve, uma realidade, Viana do Castelo, edilidade socialista…, aguarda pacientemente que seja construída aqui, uma nova travessia, sobre o Rio Lima. No entanto há boas notícias. O Governo acaba de desbloquear uma verba de 4 milhões de euros, para a conclusão da electrificação da Linha do Minho, de Viana até Valença. Isso quer dizer que além do trânsito normal, eu vou aguentar os ALFAS E OS INTERCIDADES, alta velocidade e eu sinceramente não sei se vou aguentar. Vamos acreditar e ter esperança, como dizia o nosso Bom Samaritano.

Antero Sampaio

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.