Livro de Artista, Diversidade de Espaços

Author picture

Caderninho de registos, onde os artistas confessavam, conceitos, formas, escolhas cromáticas, exercícios de profundidade ou outros assuntos formais, materiais de suporte àquela que seria a sua obra maior. Espécie de caderno didático, confinado a uma organização interior, que mais tarde, se exteriorizava no trabalho final. Vagueando no tempo, ele em si, apropria-se de uma importância individual, um objeto de arte em si mesmo.

Hoje, o artista, deambula entre materiais, técnicas e suportes e, em métricas experimentais e concetuais mais ou menos assumidas. Estas, traduzem-se pela existência de tipologias heterogéneas de livros, onde o trabalho é experienciado, podendo conter múltiplos discursos e poéticas.

No âmbito da temática, “Diversidade – Investigação. O Complexo Espaço de Comunicação pela Arte”, surge uma diversidade de narrativas, de novas presenças e identidades, que os livros são testemunho. São exemplo de espaços artísticos, de investigação, de comunicação pela arte, em suma, do reflexo da identidade dos criadores.

O livro afirma-se pela via do conceito contemporâneo, abrindo portas para o entendimento individual e para a complexidade das interpretações. Este desafio, permite percecionar a estética e conceito artístico de cada um dos criadores, onde temáticas, linguagens e técnicas conduzem e proporcionam uma admirável e verdadeira avalanche criativa.

(a propósito da exposição “Livro de Artista, Diversidade de Espaços” – XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira – polo de Viana do Castelo, patente na Galeria Noroeste – Fundação Caixa Agrícola).

Fernanda Boas – Curadora

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.