Viana do Castelo celebra, por estes dias, a maior romaria do país. Podemos afirmar, com chieira e convicção, que a Romaria em honra de Nossa Senhora da Agonia atrai um número crescente de pessoas somente porque é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito pelos nossos usos e costumes.

As nossas festas são o ponto alto do calendário festivo, cultural e religioso do concelho e, por isso, estes são dias esperados com grande entusiasmo por toda a comunidade.

Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria d’Agonia, com alma de Ribeira, é a derradeira homenagem à padroeira dos pescadores. A fé e a devoção que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são arrepiantes e marcam todos aqueles que passam em Viana do Castelo por estes dias.

Não poderia deixar de destacar o facto de esta ser, acima de tudo, uma festa de todos nós. Este é o nosso maior trunfo: o facto de promovermos uma romaria feita por vianenses e para os vianenses. É uma festividade preparada com a prata da casa, preparada com Viana no Coração e com todo o amor de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas. É uma festividade assente naquilo que temos de melhor, naquilo que mais nos distingue e naquilo que faz com que, cada vez mais, Viana do Castelo seja um concelho repleto de turismo ao longo de todo o ano.

Viana é apaixonante e, por isso, é com naturalidade que assisto ao crescimento turístico do nosso concelho, que já não tem época baixa. Estamos em alta ao longo de todo o ano, porque temos sempre muito para oferecer: belezas naturais, um centro histórico belíssimo e bem cuidado, monumentos, ruas de charme, restauração e hotelaria de elevada qualidade, associados a uma programação cultural variada e eclética. A nossa Romaria é o corolário de toda esta oferta de excelência!

As Festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia são sempre iguais, com um programa que mantém a sua essência, mas conseguem sempre ser diferentes e cativar-nos de formas diversas. Todos os anos nos apaixonamos um pouco por mais Viana do Castelo e por tudo aquilo que nos oferece!

Assim, agradeço a todos aqueles que organizam e preparam a nossa romaria e que o fazem com uma grande dedicação e carinho. Desejo uma excelente festividade a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam por estes dias. Espero que fiquem tão encantados por esta terra quanto os vianenses e, assim, levem o nome de Viana do Castelo para todo o lado, transformando-se em embaixadores da nossa cidade e do nosso concelho.
Boa Romaria!