O desporto em registo semanal

Author picture

Grandes destaques merecem Maria Enes e Lucas Borges, do Darque Kayak Clube, pela conquista da Taça de Portugal de Regatas em Linha, realizada em Montemor-o-Velho. Este clube, com duas dezenas de atletas seniores, juniores e cadetes, atingiu as finais (A) e seis finais (B). Numa modalidade em crescendo na cidade, os dois medalhadas são atletas galardoadas com títulos anteriores.

No futebol, o SCV honrou os pergaminhos do seu longo historial, ao garantir a manutenção no Campeonato de Portugal, vencendo (1-0) o Merelinense, com golo de Leandro Vilas Boas. O feito conseguido, depois de uma época difícil e algo desacertada, logra manter o clube no quarto escalão das ligas de futebol do país. No último jogo da fase de manutenção, série 1, o SC Vianense voltou a vencer, no último domingo, em Forjães, agora por (0-3) 

Em hóquei em patins, a fechar o campeonato da 1.ª divisão, a Juventude de Viana perdeu pela margem mínima (2-3) com o Sporting CP, no pavilhão José Natário. Terminou o campeonato no 9.º lugar, com 26 pontos, mantendo-se na 1.ª divisão na próxima época, no melhor campeonato do mundo. O jogo caseiro deste sábado, assinalou o final da carreira de três jogadores: Gustavo Lima, natural de Viana, Jorge Correia e Nelson Pereira, que, após muitos anos de prática, decidiram abandonar a modalidade.

O Santa Luzia Futebol Clube, em futsal feminino, voltou às vitórias no campeonato nacional, vencendo por (1-0), o Clube Desportivo Recreativo e Cultural de Tebosa, Braga. As moças do Santa Luzia partem para a última jornada da competição em condições de garantir a 5ª posição no campeonato. No penúltimo fim de semana, tinham sido surpreendidas em casa pelos Arneiros de Torres Vedras, ficando arredadas de aceder ao 4.º lugar, grupo onde se vai lutar pelo título. 

Em ténis, até domingo passado, decorreu em Viana a Taça João Cerqueira, um torneio de veteranos, nível A, nos escalões +40; +50; +60, no setor masculino, e para +40 no quadro feminino. 

O torneio decorreu nas instalações do Clube de Ténis de Viana. As despesas da casa ficaram a cargo do tenista vianense João Silva, batido na meias-finais, atualmente 3.º no quadro geral dos +40.

Revelação tem o nome do meadelense Pedro Mesquita, ex-aluno do IPVC, sagrado, no domingo, bicampeão nacional com a equipa de futebol feminina do SLB. Um futuro promissor se avizinha para o “analista de performance desportiva”.  

Na onda dos festejos nacionais, os adeptos portistas de Viana estiveram no fim de semana nas ruas da cidade a festejar efusivamente a conquista do 30.º título do seu club, obtido com todo o mérito no sábado, após a vitória por (0-1) sobre o SLB, no estádio da Luz. Embora em número bem menor do que aconteceu pelo país fora, o colorido azul e branco espraiou-se amiúde pelo burgo e na artéria principal citadina.

Continua o diferendo entre António Amaral e Jorge Sárria, após o Tribunal Arbitral do Desporto ter atribuído a vitória ao primeiro, nas eleições para a AFVC, para o triénio 2021/2024, realizadas a 18.06.2021. Por discordância com a ação julgada procedente pelo TAD, a AFVC recorreu agora para o Tribunal Central Administrativo do Sul. Um conflito demorado, a que urge pôr termo, já que de sérios prejuízos para a credibilidade do desporto vianense. 

Brilho e justiça não faltarão certamente no próximo dia 13, no restaurante Camelo, em Santa Marta de Portuzelo, onde o município de Viana do Castelo organiza a 6.ª edição da Gala do Desporto, um evento que pretende reconhecer o mérito dos diversos agentes desportivos que, em 2021, tiveram um papel preponderante na atividade desportiva concelhia. Na cerimónia vão ser consagrados 97 atletas, 90 campeões nacionais, quatro com títulos europeus ou mundiais e três campeões universitários.

Carlos P. Baptista

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.