Os tempos mudaram! Vivemos numa época em que o parecer prevalece sobre o ser, em que um momento de vida pode ser capturado e partilhado com o mundo, através de um simples clique. Mas será que é esta a nova sociedade que queremos?

A opinião acerca deste novo mundo virtual, que as novas tecnologias nos oferece encontra-se bastante dividida. Por um lado, a capacidade de, através de um simples dispositivo móvel, ser possível aproximarmo-nos de pessoas fisicamente distantes e assim estarmos um pouco mais presentes nas vidas dessas mesmas pessoas. Tendo em conta o contexto pandémico em que estamos inseridos, podemos afirmar que estas ferramentas nos auxiliam bastante uma vez que somos privados de estar na presença daquelas que mais gostamos.

Por outro lado, esta nova forma de viver e de estar no mundo acarreta consigo muitos problemas, acima de tudo psicológicos. Todos nós temos inseguranças e ao nos depararmos com indivíduos que aparentam estar bem e resolvidos consigo mesmo e com o mundo que os rodeia, sentimo-nos desesperados e angustiados, querendo ser aquilo que os outros aparentam ser.

Em suma, a era da tecnologia trouxe-nos vantagens, mas como em tudo na vida é preciso ter cuidado e não deixar que opiniões ou pessoas, que aparentando ser o que não são, influenciem a nossa essência e o nosso carisma.
Daniela Costa