Salvé dia 17!

Nunabre
Nunabre

O 17 de Agosto é dia festivo a dois títulos: Festividades de Nossa Senhora da Agonia e dia evocativo do Artista Frederic François CHOPIN (17 de Agosto, Polónia-1809 – Paris-1849).

Criança débil no aspecto e na saúde, com enfermidade grave e ameaçadora nos pulmões, quarentão que sofreu durante toda a vida de quarenta anos mas que revelou dotes sublimes e geniais na Arte musical, cantada ou tocada sobretudo em Piano, Chopin tornou-se célebre mundialmente, pela sua debilidade física e pela sua genialidade musical que o tornaram amigo íntimo e admirado do celebérrimo LISZT. O pianista polaco tornou-se ainda maior pela sua humildade, piedade e Fé! Mais parecendo um cadáver-ambulante pelos seus passeios parisienses, irradiava da sua pessoa, débil fisicamente mas agigantada pelos seus talentos musicais, ondas de simpatia, captadas sobretudo por Crianças e Artistas, que nele reconheciam algo ou muito de Génio musical.

Isto mais se comprovou, quando lhe escutaram as suas derradeiras palavras que, segundo consta, proferiu: “Quando eu me for embora, toquem para mim um trecho de música, pois sei que hei-de ouvi-lo, no Além”

Bem hajas e gozes o eterno-descanso, saudoso Chopin, que puseste a sonhar, cantar, sentir e acreditar, tantos cultores da eterna Beleza do Som… Já que prometeste ouvir, no Além, trehos de Música que te sejam dedicados, proponho poderes ouvir, eternamente feliz, a tua ternurenta “Tristesse” e a tua cadenciada “Marcha fúnebre”!!!

Sinceros “Parabéns” pelos 193 anos de vida, que contarias, se entre nós!

Louvores à “Agonia” de Viana!

A “Senhora da Agonia”,

de Viana romaria,

é um polo de atração!

Convida, ao longe e ao perto

a fugirem do deserto,

guiados por seu Clarão!

No mar-revolto da vida, 

com tanta procela erquida, 

a Senhora impõe Bonança! 

Ouve a voz do Pescador

que, das ondas em fragor, 

lhe reza, como criança: 

– “Ó Senhora d´Agonia:

sede estrela, noite e dia, 

a guiar o meu batel!

Não o deixeis naufragar!

Só vós o podeis salvar!

mostrai carinho ao Fiel!

E a boa-Mãe d’Agonia, 

escutando a prece pia, 

torna herói o Pescador!

Este, então, com alegria, 

faz da “Festa d’Agonia”

Irmã–gémea do Primor!!!

Outras Opiniões

Os leitores são a força e a vida do nosso jornal Assine A Aurora do Lima

O contributo da A Aurora do Lima para a vida democrática e cívica da região reside na força da relação com os seus leitores.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.