A miragem de uma viagem de ida e volta a Vigo, no mesmo dia, tão propalada na imprensa portuguesa, está comprometida! E a CP, a toda poderosa empresa pública, engana os incautos utentes, com a publicitação do percurso e o aliciamento do público!

Registe-se! A via férrea Viana/Valença foi eletrificada num investimento avultado, as carruagens rejuvenesceram, o governo cortou as fitas com pompa, os foguetes estralejaram, e os folhetos anunciaram Porto/Vigo/Porto diário, com ida pela manhã cedo e regresso ao fim do dia. Um desígnio e um intento há muito almejado na região norte e ao qual a Galiza suspirava por concretizar.

Puro engano! O investimento pode ter essa justificação, mas, o governo da CP, confortavelmente instalado na Calçada do Duque, na centralista Lisboa, pouco se importa que as infraestruturas na linha do Minho estejam concluídas e o projeto da ligação diária Porto/Vigo/Porto inconcluso, suspenso, ou protelado no tempo!

Diariamente, o Celta chega a Vigo pela manhã. E de lá parte, mas só no dia seguinte!

Um grupo de vianenses, entre muitos pretextos para uma excursão de um dia a Vigo, considerou as vantagens da ligação ferroviária, a modernidade oferecida pelo CELTA e a obrigação dos portugueses darem uso regular a este meio de transporte amigo do ambiente.

Consultada a tabela de horários na estação de Viana, logo deparamos no horário estabelecido para o regresso do CELTA desde Vigo (partida às 19H56 com chegada a Viana às 20H09), a anotação – “comboio suprimido até aviso em contrário”!!!

Afinal, o CELTA está suprimido no horário de regresso! Que frustração! O que parecia um belo projeto, não passa de um engano!

Procuramos mais, e encontramos a informação de um comboio Regional Exprés Renfe, a partir às 18H12 de Vigo, com mudança de comboio em Valença e chegada a Viana às 19H28. Excelente! Bom horário para um regresso a horas respeitáveis.

Mas logo a titubeante funcionária da estação de Viana, avisou: – “não está a funcionar”!!!

Ripostamos que a tabela de horários, em exposição e de acesso público, não informava da suspensão nem da supressão do comboio! E que esta imprevidência podia levar ao logro de deixar sem regresso os infortunados viajantes de um dia a Vigo, com a chancela da CP!!!

Posteriormente, quisemos ligar com a estação da CP de Viana, mas, os contactos telefónicos são inexistentes! Ligamos, pois, para o Serviço de Informações da CP, algures num qualquer Call Center.

Para tanto, apenas disponível um número começado por 808, de valor acrescentado! A conversa com a afável funcionária (valha-nos ao menos a urbanidade no trato), teve cambiantes a roçar o surreal: – “O CELTA não opera no regresso de Vigo no mesmo dia; o regional da Renfe não está operacional; em que site nos informamos; que tabela consultamos, etc…”!!!

A todas estas questões, respondemos que as tabelas de horários estão expostas na estação de Viana, que o site da CP consultado na web é o oficial e, sobremaneira, que a publicitação da tabela de horários da linha do Minho, está encimada pela inscrição, em português e Inglês: “HORÁRIO EM VIGOR DESDE 01 DE MAIO DE 2021”!

Desamparados e frustrados, resta-nos o protesto à administração da CP, e o alerta aos cidadãos Vianenses, por este meio, no jornal da nossa cidade, como expressão do descontentamento de tanto desaforo.

Que se cuidem os distraídos, tentados no embalo de um bucólico passeio ferroviário até Vigo!

E se outras tristezas não proviessem da génese condescendente dos lusitanos, e em particular dos adormecidos vianenses, lembremo-nos que estamos no ANO EUROPEU DO TRANSPORTE FERROVIÁRIO – 2021! E que por cá, a CP parece ignorar e até desprezar!

Grande angular