Sábado, dia 23 de outubro, às 20h30, a Porta do Mezio, em Arcos de Valdevez acolhe um mini-trekking na senda da via láctea com visita guiada às estrelas em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Fonte da organização explica que “em noite de luar e por caminhos que nos levam à essência desta região e dos povos que nela habitaram, espera-nos uma viagem de conhecimento e descoberta com várias paragens ao longo do percurso para desvendar os mistérios das noites estreladas, conhecer pelo nome as principais estrelas e as constelações noturnas, compreender as fases do ciclo de vida das mesmas e estabelecer contacto com a magia das noites consteladas do norte de Portugal”.

O percurso permitirá conhecer “o núcleo megalítico do Mezio, apreender noções e métodos de orientação baseados nas estrelas e dicas de leitura de um mapa celeste”.

“Uma experiência para ser desfrutada por todos, em família, numa perfeita noite de inverno, onde a Lua, Júpiter, Saturno e Andromeda estarão na mira do telescópio”, refere fonte da organização.