Este ano a edição do FESTIVINHÃO já tem data marcada para os dias 3,4 e 5 de junho, no Jardim dos Centenários, em Arcos de Valdevez. Este festival enoturístico, é organizado pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Associação de Vinhos de Arcos de Valdevez.

Segundo o município “com o sucesso dos anos anteriores, queremos este ano consolidar o evento, como um evento familiar onde todos se divirtam, após dois anos de interrupção por causa da Pandemia Covid-19”.

Sendo este um evento direcionado para os vinhos produzidos na região e no qual se pretende celebrar a Casta Vinhão, à semelhança do que já tem acontecido em outras edições, a Seleção do FESTIVINHÃO Vinho do Ano volta a ter um lugar de destaque.

A eleição do “FESTIVINHÃO’22 Vinho do Ano” conta com um grande prémio para o Vinho Verde de casta Vinhão, e a seleção do ano para as categorias de Vinho Verde Tinto, Branco, Rosé, Espumante Tinto e Branco. Há ainda lugar para uma seleção dos vinhos de Arcos de Valdevez, nas mesmas categorias, com exceção dos espumantes, que têm uma categoria genérica.

Da programação faz parte a eleição da Rainha das Vindimas 2022 de Arcos de Valdevez, cuja candidata irá representar o Município no Concurso Nacional da Rainha das Vindimas que terá lugar em Pinhel, Cidade do Vinho 2022. Esta iniciativa tem como objetivo a promoção das tradições e da cultura rural das nossas populações, que são a sua ligação à terra. É esta ligação que se pretende preservar e fomentar entre os jovens, para que estes valores culturais possam existir em sintonia com o moderno. A eleição terá lugar no dia 3 de Junho.

Para além disso, contempla um curso de iniciação à prova de vinhos, um seminário organizado pela ACIAB cujo tema é “Cooperação e Coopetição no Vale do Lima – O Sector da Vinha e do Vinho”, animação musical em palco e animação de rua.

Desta forma, Arcos de Valdevez continua a afirmar-se como a terra do Vinhão. O Vinhão é rei neste festival, mas aqui há ainda espaço para destacar os brancos Loureiros e Alvarinhos, os rosados e os espumantes.