No âmbito da candidatura Lobo e Homem – Plano de Pedagogia e interpretação ambiental sobre o lobo ibérico, a ARDAL-Porta do Mezio, está a desenvolver várias atividades com alunos do Ensino Superior.

Este projeto tem por objetivo promover o conhecimento e a sensibilização para a conservação da natureza, particularmente do Lobo Ibérico e seus habitats de conservação prioritária, junto da várias instituições de Ensino Superior, nomeadamente Universidade de Aveiro, Universidade Portucalense, Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto e Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Esta operação consiste na criação de um plano pedagógico para os estudantes universitários, um público nunca antes trabalhado no nosso contexto, que visitarão o território e serão incentivados a desenvolver investigação académica sobre o tema, em contacto com as comunidades locais, culminando na implementação de um Centro de Interpretação do Lobo Ibérico e de um inovador Espaço Pedagógico ao Ar Livre, o “Covil do Lobo”, ambos dedicados ao contexto natural e cultural desta espécie no PNPG. A operação Lobo e Homem – Plano de Pedagogia e Interpretação Ambiental sobre o Lobo Ibérico surge da necessidade de criar, quer espaços pedagógico-interpretativos, quer momentos de investigação e reflexão sobre o Lobo Ibérico, que sejam pontos de partida para a alteração de perceções, atitudes e comportamentos face à biodiversidade e ao Lobo Ibérico no contexto do PNPG.

A ARDAL, gestora da Porta do Mezio, pólo estabelecido de atração e de gestão de públicos do PNPG, assume-se como promotora deste projeto que está em linha com a temática da Porta – Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

Esta candidatura foi aprovada no âmbito do programa POSEUR, na tipologia de intervenção Plano de Valorização do Parque Nacional da Peneda-Gerês -.Reserva da Biosfera Gerês/Xurês.