A ULSAM informa que a Área Dedicada ao Covid (ADC) no Centro de Saúde de Melgaço foi temporariamente encerrada hoje, em alternativa deve dirigir-se à ADC da Sub Monção, a funcionar 24h/dia ou à ADC do Centro de Saúde de Valença, a funcionar das 8h às 20h.

No âmbito do Plano de Contingência COVID 19 e considerando a reorganização dos recursos humanos e materiais afetos à prestação de cuidados de saúde no SNS, urge aplicar medidas de mitigação que permitam a sua adequação e sustentabilidade e que garantam a prestação de cuidados de saúde atempados e a implementação das medidas de Saúde Pública adequadas (norma da DGS numero 004/2020, de 23/03/2020 Covid-19: fase de Mitigação).

Neste contexto e de forma a garantir a fundamental separação dos circuitos dos doentes com suspeita ou infeção por COVID-19 face aos restantes, foram criadas no distrito de Viana do Castelo, áreas especificas para atendimento a estes doentes designadas ADC-COMUNIDADE.

Na ADC-COMUNIDADE são avaliados os doentes com sintomas respiratórios suspeitos que recorram aos centros de Saúde ou encaminhados pela Linha SNS24.

Neste contexto, os Cuidados de Saúde Primários da ULSAM têm em funcionamento 10 ADC-COMUNIDADE, sendo uma por Concelho, no horário das 8h às 20h, todos os dias da semana incluindo sábados, domingos e feriados.

As ADC-COMUNIDADE irão funcionar nas sedes dos Centros de Saúde de cada concelho com exceção de Viana do Castelo e Monção. Em Viana do Castelo, pela sua elevada densidade populacional, irá funcionar em edifício alocado exclusivamente para o efeito, nas instalações do antigo SLAT. Em Monção, pela partilha do espaço físico no mesmo edifício já existente entre a Centro de Saúde e o SUB, irá funcionar na sede do Centro de Saúde Monção, no espaço dedicado a este atendimento e em integração de cuidados com o SUB, durante as 24h.

Durante o fim de semana e feriados, no horário das 8h às 20h, será, também, garantido o atendimento aos doentes com doença aguda não respiratória, com equipa destacada para o efeito, a funcionar nas instalações da sede de cada Centro de Saúde.

Mantém-se garantido, ainda, o funcionamento das unidades de saúde, que continuam a prestar à sua população cuidados de proximidade com os serviços mínimos de saúde, a atividade domiciliária e o atendimento telefónico reforçado, privilegiando as consultas não presenciais.

Os Cuidados de Saúde Primários da ULSAM estão empenhados e motivados para garantir um serviço de saúde diferenciado, de qualidade, com acesso seguro e assertivo à sua população residente.