Associação de Reformados de Darque

A Associação de Reformados de Darque foi fundada em 04 de setembro de 1999, tendo como sócio fundador José Rodrigues Lima Barbosa (Zé Crêca). Tem cerca de 600 associados em efetividade, sendo a maior coletividade da freguesia. É uma instituição vocacionada para atividades lúdicas, constituindo hoje um ponto de encontro diário de várias gerações e um local de salutar convivência.

Inicialmente as instalações não passavam de um pequeno espaço de lazer, situado na Avenida dos Pescadores, numa zona ribeirinha de rara beleza. Em 2004, porém, passou a ter, no mesmo local, uma sede própria, em instalações oferecidas pela autarquia, as quais foram ampliadas em 2011 com a contribuição dos associados. Posteriormente, para satisfazer a crescente frequência dos sócios, a sede foi aumentada com a construção de um alpendre nas traseiras e com a melhoria dos espaços interiores, cozinha, instalações sanitárias, balneários, pavimentação e arrelvamento do Parque de Merendas.

Além de possuir um Grupo de Cantares e de organizar com frequência excursões no país e no estrangeiro, a Associação promove almoços-convívio, Festa dos Reis e de São João, Ceia de Natal, Magusto, Páscoa, Festival Gastronómico da Lampreia, Serração da Velha, Queima dos Judas e Torneios de Petanca.

Como secção autónoma de ciclismo, o Darque Bike Team passou a integrar a Associação de Reformados desde 2014.

A sede da Associação e o Parque de Merendas são também utilizados para a realização de convívios, por escolas, excursões, grupos de amigos e outras associações.

A coletividade foi considerada em 2016 Instituição de Mérito pela Câmara Municipal e pela Junta de Freguesia.

DESINFEÇÃO DA CRECHE
Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo procederam à desinfecção e desinfestação da creche do Centro Paroquial de Darque, no âmbito da propagação da Covid-19, permitindo, assim, que aquela unidade possa iniciar o seu funcionamento no próximo dia 18.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.