Balanço 2022

O ano 2022 é passado há apenas alguns dias e o novo ano já deu os primeiros passos. A exemplo de anos anteriores o início de um novo ano sugere-nos sempre fazer um balanço daquilo que de mais importante se realizou no ano que agora finda e se possível apontar alguns projetos a iniciarem-se ou a serem concluídos no ano que agora começa.

No ano que agora finda o facto mais relevante que supera os projetos e realizações por mais importantes que se nos apresentem, foi a (quase) libertação da pandemia, o que nos trouxe um retomar progressivo da normalidade das nossas vidas e da vida coletiva em geral.

Obras Municipais

Na Freguesia, o dado mais relevante a sinalizar em 2022 foi certamente o arranque, concreto, em janeiro da construção da ansiada “Nova Unidade de Saúde Familiar – USF da Meadela”, na Praça Linha do Vale do Lima, cujo prazo inicial de construção era de 265 dias e cuja construção nos parece andar a bom ritmo.

De referir também a construção das novas instalações da Proteção Civil (anexas aos Sapadores Bombeiros), em S. Vicente, em fase final de construção e que contemplam a requalificação do largo fronteiro à Capela de S. Vicente, cuja data da fundação é de tempo imemorial, tendo sido refundada de novo, no ano 1722. 

De referir ainda a construção da “Praça Viana”, na Argaçosa, em fase adiantada de construção.

No contexto das realizações da autarquia, salientam-se a substituição de iluminação existente por outra do tipo Led, nomeadamente no adro da igreja paroquial, cemitério e recentemente na fachada do Edifício Martins Viana, sede a Junta de Freguesia (Polo da Meadela). A requalificação do parque infantil da Praça Minho Rio e adjudicação da requalificação do parque Infantil, no Largo da Ronda Típica da Meadela, a melhoria em arruamentos, requalificação dos tanques de lavar, estando ainda em curso. É também de registar a instalação de uma Caixa Multibanco no edifício sede da Junta de Freguesia, prevista aquando das obras de requalificação e alargamento do edifício. Esta é muito necessária dado que a Meadela já não tem qualquer banco a operar na sua área geográfica, nem nenhuma caixa multibanco. 

Refiro ainda obras de melhoria das casas de banho da Praia da Argaçosa, melhoria do Parque de Merendas, no lugar de Portuzelo, Largo da Lena, abertura ao público do arruamento, prolongamento da rua da Linha Vale do Lima, entre a rua da Liberdade e a rua das Caramonas, por detrás das instalações da Meadela Peças.

Na área do apoio social, salientamos os vários apoios e a solução de alguns problemas sociais complexos.

Dir-se-ia que 2022 foi de facto um ano em que muito se falou e escreveu sobre a possível desanexação da Meadela da União de Freguesia de Viana, facto em que todos pareciam estar de acordo e inicialmente tudo apontava para a possível desanexação. A Assembleia de Freguesia tratou do assunto em várias sessões e foi dada a oportunidade às populações para se pronunciarem através de auscultações feitas às populações, no âmbito da autarquia. 

O legislador foi acusado de não pretender a desanexação com o teor da referida Lei, deixando a maior parte dos casos “como a Meadela” de difícil resolução. 

Deixando apenas a possibilidade de eventual desanexação à luz do artigo 25, da mesma Lei. 

Com o alívio da pandemia em 2022, a paróquia retomou progressivamente o seu rumo pré-pandemia, sendo já possível a realização plena das nossas festas maiores em honra da padroeira Santa Cristina e de outras romarias como Santo Amaro e S. Vicente e foi igualmente possível a realização do Compasso Pascal, embora ainda condicionado. 

Foram concluídas as obras da 2.ª fase da igreja paroquial. Tornaram as dependências abrangidas, anexas, de apoio à área do culto, anteriormente intervencionadas na 1.ª fase que decorreu em 2021, mais acolhedoras e funcionais.

O Agrupamento 348 de Escuteiros da Meadela recebeu o galardão de Instituição de Mérito, por ocasião das comemorações da elevação de Viana a Cidade. 

A Associação do Imaculado Coração de Maria celebrou, a 29 de janeiro, o 125.º aniversário da fundação na paróquia da Meadela e o grupo de jovens ”Rosa dos Ventos” celebrou o 10.º aniversário da fundação, a 14 de maio, dia do Bom Pastor.

A Associação de Dadores de Sangue da Meadela tornou público na sua última Assembleia Geral que a Câmara Municipal tem já em execução o “Monumento ao Dador de Sangue”, que será uma realidade este ano, embora ainda se não conheça o local onde será implantado.

Projetos para 2023 

Este trabalho é um balanço do ano 2022 e naturalmente que desconhecemos a maioria dos projetos previstos para 2023 na área da Freguesia, mas a requalificação da Praia da Argaçosa poderá estar nos planos do Município e sobretudo fazemos votos para que os que estão em curso sejam concluídos e entrem ao serviço das populações no decorrer de 2023.

Este balanço do ano 2022 não pretendeu ser exaustivo, mas apenas situar os leitores naquilo que, a nosso ver, de mais importante se realizou na área da Meadela em 2022. 

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.