A Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço (SIRC), fundada no remoto ano de 1903, vai comemorar este ano o centésimo décimo nono aniversário. Mais de um século, melhor um século e quase mais um quartel ao serviço da instrução, da cultura, do recreio e do desporto, isto é ao serviço da comunidade carrecense, é isto na verdade e com inteira justiça, o que se pode dizer que é serviço. 

Não podemos olvidar que esse mesmo serviço se deve, sem dúvida alguma, às inúmeras direções que ao longo de todos estes anos trabalharam, administraram, geriram ou governaram os destinos de tão nobre coletividade. São essas mesmas direções, constituídas por homens e mulheres irmanados com o seu honroso voluntariado, o suporte de toda esta grandiosíssima obra do associativismo cultural, que no caso carrecense se traduz nestes riquíssimos 119 anos que encerram tantas gerações que despenderam quantos sacrifícios e inúmeras canseiras, mas sempre na convicta certeza de que tudo quanto foi despendido valeu a pena por esta comunidade que somos e queremos continuar a ser. 

Sabemos bem que é uma coletividade que tem um passado com altos e baixos, aliás como tudo na vida os tem, uns mais outros menos, mas o passado sinusoidal da SIRC salda-se por muitos mais altos do que baixos e estes até são irrelevantes se bem atentarmos quanto à constituição qualitativa dos momentos altos da Sociedade de Carreço, não é pois, por mero acaso, que a SIRC tem um passado glorioso tanto na cultura, como na instrução e no recreio.

A Sociedade de Carreço é por demais reconhecida como um grande alfobre do teatro amador, aliás como bem o comprova o seu historial com elevada evidência para o teatro e neste com relevo para o de revista. 

No campo musical não nos podemos esquecer que a génese da SIRC está precisamente na música, na TROPE MUSICAL 1.º D’ AGOSTO, do mesmo modo do de antanho, a Sociedade de Carreço, no presente, continua a ministrar a arte musical. 

Na vertente do convívio social, no recreio e no lazer é por excelência a SIRC o ponto de encontro das suas gentes, tanto o foi no passado como o é no presente. Muito teríamos a dizer acerca da história desta coletividade, mas não é neste contexto do seu 119.º aniversário o momento adequado para tal. Agora é tempo de celebração de mais um aniversário. 

Por tanto, é tempo de dar a conhecer as respetivas comemorações que vão ter lugar no domingo, dia 07 de agosto, com missa às 9 horas pelos sócios falecidos, seguida de romagem ao cemitério. Seguidamente, às 13 horas, será o almoço/convívio com a seguinte ementa: entradas, cozido à portuguesa, sobremesas e bolo de aniversário. A direção agradece a confirmação das presenças para o almoço até ao dia 03 de agosto.

Resta-nos desejar à nobilíssima Sociedade de Instrução e Recreio de Carreço uma longevidade repleta de sucessos e glórias, para continuar a merecer a admiração e o carinho que cultiva entre as entidades oficiais, os pares e logicamente dos seus associados. 

Parabéns à SIRC pelos seus 119 anos de existência.