Cemitério e Creche do Centro vão reabrir

Atendendo ao fim do Estado de Emergência, o cemitério paroquial de Areosa reabrirá, hoje, dia 07 de maio.

Uma vez que o fim do Estado de Emergência não significa a extinção do coronavírus, nem dos perigos que ele representa, a abertura do cemitério está condicionada ao cumprimento das regras.

Assim, o cemitério estará aberto no seu horário normal de funcionamento, mas:
1. Estão proibidos os aglomerados de pessoas;
2. A permanência no cemitério deve resumir-se ao tempo estritamente necessário às limpezas e arranjos de sepulturas;
3. É proibida a partilha de material de limpeza e rega (sendo que a Junta não disponibiliza nenhum);
4. Os funerais serão realizados apenas na presença dos familiares mais próximos dos falecidos, no máximo de 10 pessoas.
Muita gente ansiava por este momento, mas reforçamos a importância do cumprimento destas regras para que o cemitério se possa manter aberto. A decisão de o voltar a fechar, por muito difícil que seja, depende da atitude de cada um de nós.

CRECHE
De acordo com a informação que nos foi fornecida pelo Prof. Gaspar Cruz, Diretor Executivo do Centro Social e Paroquial de Areosa, a creche do C.S.P.A. vai reabrir no próximo dia 18 de maio, com todas as medidas de segurança que a Lei impõe.

Os pais que pretenderem ficar com os filhos em casa, até 01 de junho, beneficiam do pagamento de apoio do Estado.

Entretanto todo o pessoal da creche vai ser submetido a teste de Covid-19 antes da sua abertura.

DISTRIBUIÇÃO DE MÁSCARAS
A Câmara Municipal de Viana do Castelo adquiriu, recentemente, 20.000 máscaras (cirúrgicas, descartáveis) para distribuir pelas freguesias do concelho, através das Juntas de Freguesia. Esta iniciativa, que partiu do vereador Luís Nobre, visa apoiar as famílias carenciadas e os grupos de risco, numa altura em que termina o Estado de Emergência, como forma de evitar a propagação do novo coronavírus.

Como a junta de freguesia não tem informação precisa sobre quem são as famílias carenciadas e pessoas de risco de Areosa solicitou a ajuda de quem trabalha com estas realidades: Centro Social e Paroquial de Areosa, Centro Social e Paroquial do Senhor do Socorro, Conferências Vicentinas (Senhora de Vinha e Senhor do Socorro) e ULSAM.

Nesta altura, estão a ser distribuídas, pelas entidades mencionadas, três mascaras a todas as pessoas referenciadas.

Os pedidos feitos diretamente à Junta de Freguesia (e que não tenham sido sinalizados pelos parceiros referidos), devem apresentar documento comprovativo da situação de risco (CC para a idade e documento médico para doença de risco).

As máscaras disponíveis não são suficientes para toda a população (Areosa tem perto de 5000 habitantes), como seria desejável. A junta de freguesia apela ao bom senso, à responsabilidade social e à solidariedade de todos, para que respeitem os grupos abrangidos por esta medida e para que apenas a solicite quem necessitar mesmo dela.

FALTA DE EDUCAÇÃO E CIVISMO
Não obstante o empenho da junta de freguesia em manter Areosa limpa com o reforço do número de contentores e aumento do número de recolhas, há sempre alguém que não respeite nada, por falta de educação e civismo. É o caso de alguém, que a coberto da noite, depositou no dia 01 de maio, uma grande quantidade de lixo proveniente de obras, como a foto documenta, junto de um contentor numa avenida muito movimentada.

São atitudes como esta que envergonham os areosenses e que não devem passar impunes. Apela-se por isso, a quem vir alguém fazer, a denunciar. Anotem a matrícula e enviem esses dados para a Junta de Freguesia.

Louvamos a atitude da Junta que logo que teve conhecimento da situação providenciou para que o lixo fosse removido de imediato. O que aconteceu.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.