Covid-19: Reabertura de espaços e equipamentos públicos

Dando cumprimento ao Plano de Desconfinamento anunciado pelo Governo, a 11 de março, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira abriu, na última segunda-feira, dia 15, alguns espaços públicos e equipamentos municipais que prestam serviços relevantes à comunidade na vertente sociocultural. Medidas de proteção devem continuar a ser asseguradas.

Assim, vai ser possível voltar a usufruir do ambiente e da beleza do Parque de Lazer do Castelinho, da Ecopista do Rio Minho (entre Vila Meã e Gondarém) e dos vários espaços públicos de lazer, jardins e parques (sem restrição de permanência). Também vai reabrir ao público o Arquivo Municipal e a Biblioteca Municipal, de segunda a sexta-feira, entre as 09h e as 12h30 e as 13h30 e as 17h.

De sublinhar que o Governo estabeleceu um Plano de Desconfinamento, cruzando diversos critérios científicos, dividido em quatro fases e com um período de 15 dias de intervalo entre cada fase, de forma a poder ir avaliando os impactos das medidas na evolução da pandemia. Não obstante, o calendário previsto para as diferentes fases de desconfinamento pode ser alterado atendendo a determinados critérios epidemiológicos de definição de controle da pandemia e ainda considerando a existência de capacidade de resposta assistencial do Serviço Nacional de Saúde.

FOGO CONTROLADO
Uma equipa multidisciplinar esteve, esta quarta-feira, dia 10 de março, na Serra da Salgosa, União de Freguesias de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe, para realizar uma ação de fogo controlado numa área de cerca de 12 hectares.

Este tipo de intervenção permite criar uma descontinuidade dos combustíveis que, em caso de incêndio, dificulta a sua propagação, permitindo aos dispositivos operacionais atuar com mais eficácia e segurança.

A iniciativa, que contou com o apoio do Município de Vila Nova de Cerveira, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, teve ainda a colaboração do ICNF, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, da UEPS – CMA Arcos de Valdevez e da Equipa de Sapadores Florestais 20-111.

Enquadrado num vasto programa de ação em prol da defesa da floresta contra incêndios, quer com recurso a orçamento municipal, quer a candidaturas aprovadas com cofinanciamento, o objetivo para 2021 é o de prosseguir com mais ações de fogo controlado no território concelhio que visem a limpeza de pontos previamente identificados e a formação das equipas responsáveis pelo combate aos incêndios florestais.

Item adicionado ao carrinho.
0 itens - 0.00

Ainda não é assinante?

Ao tornar-se assinante está a fortalecer a imprensa regional, garantindo a sua
independência.